Mercedes-Benz cede Sprinter 416 CDI para projeto de mobilidade humana da SAE Brasil

Motorhome vai rodar 24 estados brasileiros durante 10 meses, levando a bordo o casal de observadores Ariane Marques e Tobias Hückeholfen

Veículo transformado em motorhome viabiliza a locomoção de casal de observadores em todo o país

ALEXANDRE PELEGI

O casal Ariane Marques e Tobias Hückeholfen são os personagens de um projeto inovador do qual a Mercedes-Benz Vans faz parte: o Observatório da Mobilidade SAE BRASIL.

A bordo de uma Sprinter 416 CDI, pilotada pela brasileira Ariane Marques, o veículo chegará aos destinos mais restritos de todo o Brasil, com a missão de contribuir para o mapeamento da situação da locomoção da população fora do perímetro das grandes cidades.

O veículo foi fornecido pela fabricante e transformado pela implementadora Eco X em um motorhome.

A dupla vai rodar 24 estados brasileiros durante 10 meses, cabendo ao alemão Tobias Hückeholfen a tareafa de captar imagens e mostrar toda a trajetória nas redes sociais e site da SAE Brasil.

A SAE Brasil é uma associação que promove conhecimento em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional.

Com check list na mão, o casal Ariane e Tobias terá a missão de fazer o levantamento de informações, como por exemplo se as localidades que serão visitadas têm um Plano de Mobilidade. Além disso, analisarão questões pertinentes à mobilidade das pessoas, como quais os principais transportes utilizados, a integração entre os modais, se existe incentivos a energias renováveis, além da percepção sobre acessibilidade e equidade no uso do espaço público.

Os dados técnicos coletados serão compilados em um eBook e as observações feitas serão direcionadas e discutidas dentro da SAE BRASIL por grupos formados por profissionais que representam uma abordagem multisetorial (mercado, poder público, terceiro setor e academia) e possuem um amplo conhecimento sobre gestão da mobilidade, segurança viária e acessibilidade, sustentabilidade e engenharia de produtos.

A dupla colocará a Sprinter 416 CDI na estrada ainda neste setembro, com a previsão de percorrer inicialmente os de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

Durante todo o trajeto, Ariane e Tobias contarão com todo o suporte da ampla rede de concessionários da Mercedes-Benz de todo o Brasil, com mais de 175 pontos e os planos de manutenção ServiceCare. Além disso, a dupla contará com o Vans Connect, plataforma de conectividade para gestão avançada de frota e monitoramento logístico da marca.

Para o presidente e CEO Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Jefferson Ferrarez, a questão da mobilidade está presente no dia a dia do brasileiro, “e não poderíamos deixar de trazer a nossa contribuição para a sociedade, atrelando a este projeto tão relevante para o Brasil”.

Ariane Marques e Tobias Hückeholfen explicam a escolha do veículo: “A Mercedes-Benz Sprinter foi o veículo escolhido para este projeto, pois conta com características extremamente importantes para nós como a robustez, versatilidade e desempenho, uma vez que viajaremos por diversos tipos de estradas e milhares de quilômetros em todo o Brasil”.

Os detalhes do projeto podem ser conferidos no website (https://saebrasil.org.br/observatorio/), no YouTube (https://www.youtube.com/user/canalsaebrasil) e no Instagram (@observatoriosaebrasil)

SAE BRASIL

Associação de pessoas físicas, sem fins lucrativos, que tem como propósito ser “A Casa do Conhecimento da Mobilidade Brasileira”.

Formada por profissionais de variadas áreas, unidos pela missão de criar e disseminar conhecimento, sua meta é desenvolver tecnologia e inovação no ecossistema da mobilidade.

Fundada no Brasil em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, a SAE BRASIL é referência nacional para a integração da indústria, academia, 3º setor e dos órgãos técnicos do governo.

Com 6 mil associados e 9 seções regionais no País, é filiada à SAE International, fundada em 1905, nos EUA, por líderes da indústria automotiva e da indústria aeronáutica, como Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta