Manifestações em Brasília alteram trânsito e linhas de ônibus neste “7 de setembro”

Ônibus das comitivas, assim como motocicletas e cavalos deverão ser deixados no estacionamento da Praça da Cidadania; Haverá atos pró e contra o Governo Federal

ADAMO BAZANI

Por causa das manifestações previstas nesta terça-feira, 07 de setembro de 2021, em Brasília, o trânsito e o funcionamento dos ônibus urbanos e suburbanos terão alterações.

Os ônibus operam com horários de domingo e terão desvios de itinerários devido às interdições.

Segundo a Agência Brasília, do Governo do Distrito Federal, haverá dois espaços para as manifestações:

– Os manifestantes pró-governo Jair Bolsonaro ficarão na Esplanada dos Ministérios. O ponto de encontro será a Biblioteca Nacional. De lá, seguirão pela Esplanada dos Ministérios e poderão chegar até a Avenida José Sarney, na ligação entre as vias S1 e N1. Os monumentos e prédios públicos estarão fechados com gradil e resguardados por policiais.

– Os manifestantes com orientações contrárias ao governo Bolsonaro irão se concentrar no estacionamento da Torre de TV, ao lado da Praça das Fontes. De lá, seguirão em caminhada até o Memorial dos Povos Indígenas, onde será feita a dispersão. A PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) fará a segurança do perímetro e acompanhará todo o trajeto.

Confira o esquema de trânsito:

– A Esplanada dos Ministérios só deve ser reaberta após todos os manifestantes terem deixado o local. O bloqueio vai da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto ao 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM), próximo à via L4, nos dois sentidos.

– Não será possível transitar com veículos da altura da W3 até a Funarte, no Eixo Monumental – nas vias N1 e S1. O trecho será destinado para os manifestantes com orientação contrária ao governo.

– O Eixão do Lazer funcionará normalmente

Ônibus Fretados e Estacionamento:

Os ônibus fretados pelos manifestantes, assim como motocicletas e cavalos, como previsto pelos organizadores, deverão ser deixados no estacionamento da Praça da Cidadania, localizada ao lado do Teatro Nacional.

Os demais manifestantes poderão utilizar os estacionamentos da Rodoviária do Plano Piloto (parte superior) e dos setores de Autarquia, Bancário e Comercial. Os condutores deverão estacionar somente em locais permitidos, pois haverá fiscalização por parte dos órgãos de trânsito.

Os locais indicados para estacionamento do grupo contra o presidente Bolsonaro será o Setor Hoteleiro Norte, Palácio do Buriti e Tribunal de Contas do Distrito Federal e Territórios (TJDFT). Importante lembrar que o estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha é privativo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta