Greve na Carris de Porto Alegre continua e EPTC faz operação especial com empresas privadas

Justiça determinou ao menos 65% da frota em circulação

ADAMO BAZANI

Entra nesta sexta-feira, 03 de setembro de 2021, no segundo dia, a paralisação parcial dos trabalhadores da empresa pública de ônibus de Porto Alegre, a Carris.

A Justiça do Trabalho determinou que ao menos 65% da frota estejam em operação com multa prevista de R$ 20 mil ao sindicato trabalhista em caso de descumprimento.

A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), gerenciadora do sistema, montou um esquema especial de operação com os consórcios de empresas privadas para suprir a falta de coletivos da Carris em algumas linhas, mas o tempo de intervalo entre os ônibus é maior que o habitual.

A operação foi elaborada da seguinte maneira, de acordo com a EPTC:

Consórcio SUL: T3, T11, T12/T12A

Consórcio LESTE: T6, T9, 343

Consórcio MOB: T4, T1, T7

Cia. Carris: C1, C2, C3, 353, D43, T2/T2A, T2A1, T8, T10 T13,  V375, T5

Os trabalhadores protestam contra os projetos de lei do prefeito Sebastião Melo de privatizar a Carris e de extinção da função dos cobradores.

Como mostrou o Diário do Transporte, no fim da noite de quarta-feira, 1º de setembro de 2021, por 21 votos favoráveis e 12 contrários, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou projeto de lei do prefeito Sebastião Melo que cria o Programa de Extinção Gradativa da Função de Cobrador de Transporte Coletivo por Ônibus do Município.

A proposta prevê um fim gradativo da função de cobrador até 2026 e está entre os diversos projetos de Melo para reduzir os custos do sistema de transportes da cidade.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2021/09/02/camara-de-porto-alegre-aprova-extincao-da-funcao-de-cobrador-de-onibus-ate-2026/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Ataydes disse:

    Boa tarde é fácil o Melo falar..que as empresas privadas vão assumir as linhas da carris ..kkk claro funcionários privados estamos comedo de perder o serviço

  2. Ataydes disse:

    Tô adorando o governo falar em curso pra os fun que vão ser desligado…mais uma palta furada…pra sobre sair ..na hora do voto todos iguais…o governo pobre somos nós que acreditamos em vcs …nós fala aí quais cursos…empreendimento tem pra oferecer…se tem pessoas com faculdades trocando pra outra função..por tá difícil…os funcionários de ônibus não pagam taxa não come..não pagam luz ..não pagam escolas…

Deixe uma resposta