City Transporte entrega 16 novos ônibus em Sorocaba (SP)

Apresentação dos veículos foi realizada nesta sexta. Foto: Reprodução.

Veículos são equipados com ar-condicionado, USB para carregar o celular, Wi-Fi e tecido antiviral

JESSICA MARQUES

A City Transporte Urbano Global, do Grupo Abreu, entregou 16 novos ônibus para transporte coletivo de Sorocaba, no interior paulista. A entrega foi feita nesta sexta-feira, 03 de setembro de 2021. Ao todo, são quatro são articulados e 12 padron.

Conforme informado pela Prefeitura, os veículos são equipados com ar-condicionado, USB para carregar o celular, Wi-Fi e tecido antiviral. Os novos ônibus têm chassi Mercedes Benz e carroceria Caio, de modelos Apache VIP e Millennium. Todos estão equipados com motores modelo Euro V – Fase 7.

Os ônibus também atendem às normas de acessibilidade vigentes, pois vêm com rampa e elevador na porta central. Além disso, são equipados com itinerário digital superior, inferior e lateral; iluminação interna e externa em LED e GPS para monitoramento da operação.

Os ônibus serão usados nas linhas: 30 – Brigadeiro Tobias, 40 – Vila Jardini, 52 – Cidade Universitária, 60 – Ouro Fino, 65 – Campolim, 73 – Júlio de Mesquita Filho e 77 – Canta Bárbara.

“Iniciamos também o sistema Rápido Sorocaba, que são os mini terminais. Hoje tem inauguração no Cajuru, já teve em Aparecidinha e o sistema usa os superarticulados, de dez em dez minutos, trazendo as pessoas do bairro para o centro”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga.

O chefe do Executivo afirmou também que nos próximos dias será lançado o Sistema Rápido Rural, com ônibus passando pelas ruas de terra da cidade.

Segundo o prefeito, já foram entregues 105 novos ônibus zero-quilômetro, que estão em operação na cidade. A entrega dos veículos foi no Terminal Santo Antônio.

CERIMÔNIA

O prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), Fausto Bossolo (Administração – Sead), Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitnas – Serim) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom).

Também esteve no local o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, e do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno.

A empresa City Transportes esteve representada pelo seu presidente, Roberto Abreu, pelo diretor acionista Marcos José Mozoni Prestes e o gerente operacional, Nelson Delgado Filho. Também prestigiaram o evento o presidente da Câmara Municipal, Cláudio Sorocaba, e os vereadores Cristiano Passos, Luis Santos e Fausto Peres, além do representante do deputado federal Vinicius Carvalho, Sandro Luna.

Confira a apresentação dos ônibus, na íntegra:

FROTA

Segundo a Prefeitura, atualmente, o sistema de transporte público em Sorocaba conta com 367 ônibus, sendo 169 da empresa City Transportes. Já, somados os 16 novos veículos, a City Transportes acumula 65 veículos zero-quilômetro apresentados desde o início da operação da empresa na cidade, o que corresponde a 42% da frota rodante.

“A Urbes tem promovido, desde o início do ano, a ampliação da frota de ônibus e do número de viagens diárias, nos horários de pico e entrepico, para evitar aglomerações. Desde janeiro, foram realizadas alterações em 68,4% das 117 linhas em operação, criando 36.138 viagens, o que representa um acréscimo de 22%”, informou a Prefeitura, em nota.

Além disso, o transporte público de Sorocaba passa a contar com 23 ônibus equipados internamente com proteção antiviral e antibacteriana, inclusive contra a covid-19. Quatro deles começaram a operar em janeiro e outros 11, em maio.

De acordo com a Prefeitura, “bancos, balaústres, corrimãos e catracas dos veículos são revestidos com o tecido com fios de poliamida, combinados com outros compostos químicos que impedem microorganismos de se alojarem nas peças. O material consegue inativar o vírus responsável pela covid-19, em até um minuto. A ação é uma parceria da Urbes com a empresa ChromaLíquido Soluções Tecnológicas e não gera custos à municipalidade”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta