Cidades do litoral paulista reforçam fiscalização no feriado prolongado

Medidas de proteção contra a covid-19 também serão observadas. Foto: Divulgação.

Trânsito será monitorado para coibir irregularidades

JESSICA MARQUES

Devido ao feriado prolongado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, as cidades do litoral paulista informaram que vão reforçar a fiscalização.

Entre as ações, estarão monitoramento no trânsito das cidades para coibir irregularidades. Medidas de proteção contra a covid-19 também serão observadas.

GUARUJÁ

Dentro das atribuições da Operação Independência, a Prefeitura de Guarujá vai implantar uma operação especial para o trânsito no feriado prolongado de 7 de setembro. A ação tem início às 7 horas, da próxima sexta-feira (03) e segue até quarta-feira (08).

Segundo a Prefeitura, haverá fiscalização e monitoramento de trânsito nas principais entradas da cidade, bem como ordenamento da fila da Balsa Guarujá/Santos. Além disso, a operação conta com intervenções pontuais nas vias da cidade para garantir a fluidez do tráfego.

A ação será coordenada pela Sedecon (Secretaria de Defesa e Convivência Social) por meio da Ditran (Diretoria de Trânsito e Transporte Público). As equipes vão monitorar o volume de veículos e reprogramar o tempo dos semáforos. Os motoristas precisam ficar atentos aos horários de pico e às mudanças de direção das vias (ver orientações abaixo).

Já na fila da balsa, os agentes vão fiscalizar o acesso sentido Guarujá/Santos. Serão implantados bolsões de embarque, na altura da Rua Rouxinol (Jardim Primavera), que comportam em fila dupla mais de 500 veículos, diminuindo, assim, o fluxo.

Vans e ônibus

Haverá fiscalização fixa e itinerante de ônibus e vans de turismo nas entradas da cidade. A Ditran terá plantão para liberação de veículos apreendidos no feriado, dos dias 4 a 7, das 9h às 17 horas, para autuações de trânsito municipal.

Inversões

Dentro das atribuições da chamada Operação Entrada, algumas vias vão passar por inversão de sentido:

  • Haverá inversão de sentido da Rua Cavalheiro Nami Jafet, aumentando a capacidade de recepção de veículos em direção à Enseada, no trecho entre a Av. Puglisi e a Rua Buenos Aires.
  • Os principais corredores da cidade terão semáforo com plano especial para garantir a maior fluidez, em especial às entradas da cidade.
  • O Túnel da Vila Zilda poderá ter o sentido alterado para sentido único (Rodovia Cônego Domenico Rangoni – Enseada), conforme a demanda.

Operação Saída

Para a volta dos turistas, acima de tudo, a Prefeitura recomenda que os melhores horários para deixar a cidade são no período da manhã até às 14 horas, ou à noite, a partir das 21 horas. No período entre as 15 e 19 horas, a recomendação é evitar viagem, em todos os dias do feriado.

  • Para os condutores que estão deixando a região da Enseada, evitar a saída pela Avenida da Saudade (Túnel da Vila Zilda). A melhor rota é seguir sentido Centro, pela Rua Buenos Aires e Avenida Puglisi. Outra recomendação é evitar a saída pela balsa Guarujá-Santos.
  • Já o Túnel da Vila Zilda poderá ter o sentido alterado para sentido único (Enseada -Rodovia Cônego Domenico Rangoni); conforme a demanda.
  • Os principais corredores da cidade terão semáforo com plano especial para garantir a maior fluidez, em especial as entradas da cidade.

CARAGUATATUBA

Por sua vez, a Prefeitura de Caraguatatuba informou que vai intensificar a fiscalização nas praias neste feriado prolongado do Dia da Independência.

Presença de cachorro na areia e no mar, estacionamento de ônibus em locais irregulares, som alto, acampamento selvagem, ambulantes irregulares, falta do uso e máscara são algumas das atividades a serem combatidas pelos fiscais das Secretarias de Urbanismo (Posturas), Saúde (Visa e Centro de Controle de Zoonoses), Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Trânsito).

Confira os detalhes:

Haverá fiscalização intensiva na Rodovia dos Tamoios para coibir a entrada de ônibus com turistas de um dia, bem como verificar se os autorizados a entrar ou trafegar no município estão regulares e até mesmo se os passageiros usam máscara de proteção facial. Em Caraguatatuba, só é permitida a entrada de ônibus que levam turistas para hotéis e pousadas cadastradas.

Em relação à presença de animais na praia, o CCZ reforça que a Lei Municipal 1.298 de 2006 proíbe a presença de animais na praia. A multa varia de 100 a 1000 VRMs (R$ 374 a R$ 3.740).

Conforme o CCZ, embora muitos proprietários justifiquem que seus cachorros, gatos são saudáveis, os riscos são para eles e para os humanos. Muitos donos desconhecem que as fezes dos cachorros podem contribuir para o aparecimento do bicho geográfico e que os bichinhos também podem ser contaminados.

No caso de animais não identificados, caso a fiscalização não localize o dono eles são recolhidos para o CCZ, sendo soltos após o pagamento de multas e devidamente chipados.

Em situações em que os proprietários não respeitam a autoridade dos fiscais, a Polícia Militar é acionada. Segundo a Lei 1.796 de 19 de janeiro de 2010, apenas cães-guia podem ficar na praia.

Quanto à prática de alguns turistas que buscam acampar na praia, a Prefeitura reforça que é proibido com base no artigo 243 da Lei Municipal 1.144/80 (Código de Posturas) que impede a instalação de qualquer dispositivo fixo na praia para abrigo ou qualquer outro fim. Casos de denúncias podem ser feitos pelo Canal 156.

Os pontos turísticos de Caraguatatuba também vão receber fiscalização especial para evitar vandalismo e abuso da legislação.

Fiscalizações em bares e restaurantes permanecem como foi durante a pandemia, mas verificando a taxa de ocupação, licença de funcionamento, asseio, entre outras.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta