Prefeito de Salvador (BA) anuncia testes com ônibus elétricos para o BRT

Objetivo é zerar as emissões de carbono da capital baiana até 2049. Foto: Reprodução.

Cidade vai integrar a campanha global Race to Zero (Corrida ao Zero)

JESSICA MARQUES

O prefeito de Salvador (BA), Bruno Reis, anunciou nesta quinta-feira, 02 de setembro de 2021, que a cidade fará testes com ônibus elétricos no sistema BRT. O anúncio foi feito com a participação do embaixador do Reino Unido, Peter Wilson.

Os testes terão início dia 15 de setembro e serão feitos com 2 ônibus elétricos da BYD – um D9A (piso alto) com carroceria CAIO Millenium IV e o outro com o D9W (piso baixo) com carroceria Mascarello GranVia.

Na cerimônia, o prefeito afirmou que a cidade vai participar da campanha global Race to Zero (Corrida ao Zero) e assinou o compromisso da Race to Resilience (Corrida para a Resiliência). O objetivo das medidas é zerar as emissões de carbono da capital baiana até 2049.

“Hoje o transporte público representa 70% das emissões dos gases do efeito estufa em nossa cidade. Um ônibus desse não é barato, a manutenção é mais barata, porque não tem o diesel. Porém, o investimento é expressivo, mas não escondo de ninguém, o maior problema da cidade hoje é o transporte público. Os empresários estão com dificuldade de repor a frota com ar-condicionado”, disse o prefeito.

O chefe do Executivo afirmou ainda que a Prefeitura está disposta a fazer investimentos no setor, inclusive por meio de parcerias para a aquisição de ônibus elétricos.

Confira o anúncio, na íntegra:

BRT

Também em sua fala, Bruno Reis ressaltou que as obras do BRT serão concluídas em fevereiro de 2022. Em junho, foi assinada a Autorização de Início da Execução do Objeto (AIO) para a realização das obras do trecho 2 do BRT na capital baiana.

Relembre:

Salvador recebe R$ 215 milhões para obras do trecho 2 do BRT

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    O correto seria que só existe o S.O.Z.E(Sure of Zero Ethic-Certeza da Ética Zero)que esse mundo sempre foi e sempre será.Zero de ética,zero de transparência,zero de credibilidade e,principalmente,zero de legalidade.O mundo já acabou faz tempo.Terrorismo,demofobia,hipocrisia,pandemia,crimes,e claro,no caso do país do crime,corrupção.95% do mundo só funcionou e sempre só funcionará assim.A base do ilícito,do crime e da mentira.

  2. Rodrigo Zika disse:

    Tenho dó da BYD, monta fábrica e investe em modelos pros estados ou só testarem e não comprar nada, ou ficar tentando vender em algum lugar, ai vem chegando outra chinesa agora no país junto com o novo elétrico da Mercedes, enquanto isso o povo paga a conta e morre por causa da polução.

Deixe uma resposta