Informe publicitário

MídiaTV no BRT Recife – Um case de sucesso

Imagem ilustrativa

Em Outubro de 2010 um seminário virtual sobre mobilidade urbana com representantes de várias frentes ligadas ao transporte público foi realizado, e um dos caminhos apontados como parte da melhoria para este modal foi a transformação digital.

Os hábitos de consumo das pessoas têm mudado de forma dinâmica, e a pandemia acelerou isso provocando uma adequação rápida e assertiva das empresas que fornecem serviços, inclusive no setor do transporte público.
Essa transformação digital vai desde a central de atendimento ao consumidor à experiência na espera do ônibus e em todo o trajeto a ser percorrido.

O caminho ideal é que as empresas operadoras do transporte público se apropriem de tecnologias para renovar seus serviços e permanecer relevantes. Porém, sabemos que para um ônibus estar pronto para a operação diária, diversos custos estão envolvidos como combustível, mecânica, pneu, além de outros tão necessários como bilhetagem e ITS.

Mas, e se houvesse como gerar uma receita assessória que custeasse parte desta despesa operacional tecnológica, oriunda da própria tecnologia, sem que houvessem novos aportes?

Imagem ilustrativa

Foi pensando nessa necessidade de transformação digital aliada a realidade operacional que a Geocontrol criou o MídiaTV. Contaremos a seguir como o Sistema BRT de Recife tem utilizado este importante recurso.

O MídiaTV é uma ferramenta de comunicação que se destaca por conseguir atualizar remotamente e exibir propagandas e informativos nos monitores embarcados utilizando as saídas de vídeo HDMI ou RCA dentro do transporte coletivo. É a publicidade acompanhando a rotina das pessoas, estando presente num trajeto realizado pelo ônibus onde o passageiro se encontra totalmente receptivo a uma ação publicitária.

A Geocontrol construiu uma parceria em Recife com a empresa de publicidade Bluwhee, para validar todo o potencial da tecnologia e seu desempenho operacional. Conversamos com José Arraes, CEO da Bluwhee, para falar sobre os benefícios agregados com a utilização da solução.

Segundo Arraes, a experiência do MídiaTV transformou para melhor e aperfeiçoou a operação. Antes as peças publicitárias eram atualizadas e colocadas fisicamente nos ônibus. Três vezes ao dia, motoboys levavam um cartão de memória com a peça publicitária a ser veiculada em cada ônibus, o que representava um custo operacional altíssimo, além do tempo gasto na operação e os riscos inerentes ao processo. Além destas dificuldades, o antigo equipamento era muito instável e caro.

Com a ferramenta MídiaTV as peças publicitárias a serem veiculadas são enviadas aos ônibus de forma 100% online, sem a necessidade de deslocamento físico para inserção da mesma. Esta facilidade pode agora gerar receitas recorrentes para as empresas de transporte aliviando os custos operacionais da frota.

O MídiaTV está presente em 75 ônibus do BRT em Recife, e a Bluwhee pretende expandir a parceria para o município de Jaboatão de Guararapes em mais 50 ônibus do BRT, além de Maceió, com mais 50 ônibus transmitindo suas peças publicitárias.

A utilização do MídiaTV permite a exposição de 17 horas de mídias nos ônibus, levando informação e peças publicitárias a todos os passageiros que utilizam o modal.

Além dos benefícios de otimização à operação que o MídiaTV trouxe para a Bluwhee, Arraes destaca o suporte rápido e a agilidade que a Geocontrol oferece à equipe de criação de sua empresa. Diz que as equipes trabalham “linkadas” o que torna a operação 100% eficaz.

A parceria Geocontrol e Bluwhee é um case de sucesso de transformação digital e acesso à informação, ponto fundamental e relevante aos consumidores do transporte público.

O MídiaTV é uma ferramenta que faz parte da solução INbus que também fornece o indicador de lotação por imagem dentro dos ônibus em tempo real, WiFi, GPS e aviso sonoro do próximo ponto de parada.

Todas estas funcionalidades já estão disponíveis para o cliente sem custos adicionais, mesmo utilizando somente um dos recursos como a Bluwee faz.

Após esta adesão em Recife a Geocontrol está expandindo a solução para toda América Latina formando parcerias com operadores de transporte urbano e rodoviário que tenham interesse.

Conheça o INbus – Sistema Integrador de Tecnologias.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Comentários

  1. Sérgio Marinho do Nascimento Silva disse:

    Na boa, se vocês consertarem os ar condicionados dos BRts, eu agradeço, nem precisa colocar essas propagandas dentro.

Deixe uma resposta