Micro-ônibus autônomo que atropelou atleta paraolímpico no Japão vai voltar a operar, diz Toyota
Publicado em: 30 de agosto de 2021
Fabricante diz que aumentará a quantidade dos sons de alerta de aproximação dos veículos, melhorará o sistema de direção manual e educará os operadores para responder às necessidades de segurança dos atletas dos Jogos Paraolímpicos
ADAMO BAZANI
A Toyota informou em comunicado à imprensa nesta segunda-feira, 30 de agosto de 2021, que os micro-ônibus e-Palette vão voltar a operar na Vila Olímpica no Japão.
O retorno do transporte deve ocorrer já nesta terça-feira, 31 de agosto de 2021.
Como mostrou o Diário do Transporte, na última quinta-feira (26), uma das unidades atropelou o judoca japonês Aramitsu Kitazono, de 30 anos, que é deficiente visual.
Kitazono sofreu ferimentos na cabeça e pernas.
Pela versão oficial, o veículo transportava cinco passageiros e tinha dois funcionários acompanhando a marcha autônoma do micro-ônibus ‘e-Palette’.
Jornais japoneses relataram que os dois funcionários disseram que o micro-ônibus estava parando, mas que acionaram o botão de partida por pensarem que o atleta pararia de atravessar e temiam que o veículo mudasse a rota.
Os profissionais ainda disseram que o atleta não tinha nenhuma bengala ou outra sinalização de deficiência visual e que um guarda de trânsito estava no local.
Por ser elétrico, o veículo tem níveis de ruído muito baixos.
Relembre:
No comunicado desta segunda-feira (30), a Toyota informou que o Comitê Organizador Paraolímpico e a empresa tomaram providências para deixar o micro-ônibus autônomo mais seguro:
Medidas de segurança aprimoradas
Os pedestres
O Comitê Organizador irá reiterar as especificações do ambiente de caminhada na Vila dos Atletas e as regras para movimentação na Vila durante o Encontro dos Líderes de Equipe dos Atletas e o fará em outras oportunidades.
Os veículos
A Toyota aumentará o volume dos sons de alerta de aproximação dos veículos, melhorará o sistema de direção manual e educará os operadores para responder às necessidades de segurança da diversidade de pessoas exclusivas dos Jogos Paraolímpicos. Esses incluem:
- Direção automática – mudanças na aceleração / desaceleração manual e parada
- Aumento do volume dos sons de alerta de aproximação
- Aumento do número de membros da tripulação
A infraestrutura, incluindo guias
Aumentado do número de guias e aumentando a capacidade. Especificamente, para operações que parecem iguais às dos Jogos Olímpicos, os guias devem receber treinamento para atender às diversas necessidades de pedestres que são exclusivas dos Jogos Paraolímpicos. Exemplos:
- Estabelecer um sistema que possa funcionar no lugar dos semáforos para guiar com segurança veículos e pedestres.
- Aumentar o número de guias nos cruzamentos (dos atuais seis para mais de 20)
- Separar os guias em dois grupos, um específico para veículos e outro especificamente para pedestres.
Após a tomada dessas providências, garantindo tempo para a capacitação do pessoal in loco e realização de testes, a Comissão Organizadora determinou que as operações fossem retomadas a partir das 15h de terça-feira, 31 de agosto de 2021.
A Toyota continuará fazendo melhorias no dia a dia, mesmo após a retomada das operações, até o fechamento da Vila dos Atletas dos Jogos Paraolímpicos e continuará cooperando com o Comitê Organizador para garantir a segurança dos atletas e demais pessoas envolvidas.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
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