Metrô de São Paulo e CPTM terão alterações na operação no fim de semana

Alterações serão nas linhas 3-Vermelha e 9-Esmeralda. Foto: Divulgação / Arquivo.

Mudanças na operação serão neste domingo (29)

JESSICA MARQUES

O Metrô de São Paulo e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informaram, em nota, que terão alterações na operação no fim de semana.

No metrô, o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança, na Linha 3-Vermelha, ficará interrompido neste domingo, 29 de agosto de 2021.

No caso da CPTM, um serviço de manutenção altera circulação de trens na Linha 9-Esmeralda, também no domingo.

Neste caso, das 9h às 18h, o trajeto da linha será feito entre as estações Grajaú e Presidente Altino; para chegar a Osasco passageiros devem utilizar a Linha 8-Diamante

“A circulação de trens na Linha 9-Esmeralda terá alteração operacional neste domingo (29), das 9h às 18h, em virtude de um serviço de manutenção na via permanente na região da Estação Osasco, que também atende a Linha 8-Diamante. A operação de trens na Linha 9 vai funcionar entre as estações Grajaú e Presidente Altino durante o período de atividades programadas de manutenção para substituição de trilhos na via”, informou a CPTM, em nota.

Os passageiros com destino à estação Osasco devem desembarcar em Presidente Altino, transferir para a Linha 8-Diamante e seguir viagem para Osasco. Já os que embarcam em Osasco, no sentido Grajaú, devem seguir até Presidente Altino e fazer transferência para a Linha 9.

“Os passageiros serão orientados por mensagens sonoras nas estações e trens e também pela equipe de funcionários da companhia, além de informações de prestação de serviço nas redes sociais da CPTM. Os passageiros também podem obter informações na Central de Relacionamento 0800 055 0121.”

METRÔ

Neste domingo (29), o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança, na Linha 3-Vermelha do Metrô, passará por obras de modernização e os passageiros serão atendidos pelos ônibus gratuitos do sistema Paese.

Segundo o Metrô, as estações fechadas serão: Guilhermina-Esperança, Patriarca, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera. A medida é necessária para a instalação de equipamentos do novo sistema de controle de trens (CBTC).

A partir da estação Vila Matilde a circulação dos trens será normal até Palmeiras-Barra Funda. Além dos ônibus do Paese, os passageiros também terão como alternativa a Linha 11-Coral da CPTM. Essa linha passa por Corinthians-Itaquera e permite a transferência gratuita para o Metrô nas estações Tatuapé e Brás (Linha 3-Vermelha) ou na estação Luz (Linha 1-Azul).

“A mudança do sistema de controle e movimentação dos trens (CBTC) faz parte dos investimentos do Metrô para melhorar a circulação e regularidade dos trens nas linhas 1-Azul (também em instalação), 3-Vermelha e 2-Verde (já em funcionamento). Com o CBTC em operação, é possível diminuir a distância entre as composições, reduzindo o intervalo entre eles e permitindo a circulação de mais trens simultaneamente”, informou o Metrô, em nota.

“Para alertar os passageiros sobre as alterações programadas, o Metrô publicará mensagens nas redes sociais e vai emitir mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e dos trens, além de afixar cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô pode ser contatada diariamente entre 8h e 20h, pelo telefone 0800-770-7722.”

Confira os detalhes do Paese:

A SPTrans informa que o Paese (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) será ativado das 4h de domingo, dia 29 de agosto, à 1h de segunda-feira, dia 30, entre as estações  Corinthians-Itaquera e Vila Matilde da linha 3 – Vermelha do Metrô.

Para garantir o deslocamento aos usuários será implantada a linha especial Metrô Itaquera – Metrô Penha, que irá operar com um total de 20 veículos articulados, sendo que 10 veículos iniciarão o atendimento a partir do Metrô Vila Matilde e os outros 10 veículos no Metrô Itaquera, conforme solicitação do Metrô.

A orientação aos usuários será feita pela equipe do Metrô, que indicará o local de embarque nas estações e atuará também no monitoramento da operação.

Além da linha especial Metrô Itaquera – Metrô Penha haverá o apoio de quatro linhas que atendem o trecho entre as estações, com itinerários pelas ruas Dr. Luís Aires e Conde de Frontin e as avenidas Águia de Haia e Antônio Estevão de Carvalho. São elas:

4310/10 E.T. Itaquera – Term. Pq. D. Pedro II
3539/10 Cid. Tiradentes – Metrô Bresser
407P/10 Term. Cid. Tiradentes – Metrô Tatuapé
3686/21 Jd. São Paulo – Metrô Vl. Matilde

Conheça o itinerário da linha especial:

Ida: Term. Metrô Itaquera – PL “D”, R. Eng. Sidney A. de Moraes, R. Dr. Luís Aires, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Praça Divinolândia, R. Paraisópolis, R. Astorga, Praça Nsa. Sra. da Anunciação, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Av. Dr. Bernardino Brito F. de Carvalho, Av. Gen. Lamartine, R. Joaquim Marra, Vd. Vila Matilde, R. Cumai, R. Evans, R. Alvinópolis, Term. Metrô Vl. Matilde.

Volta: Term. Metrô Vl. Matilde, acesso, R. Celina, Viad. Dona Matilde, acesso, Av. Conde de Frontim, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Praça Nsa. Sra. da Anunciação, R. Astorga, R. Lavras, Praça S. Domingos do Prata, Av. Alterosa, Praça Divinolândia, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, R. Dr. Luís Aires, Acesso à Entrada 1, Term. Metrô Itaquera – PL “D”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta