CPTM e Metrô de São Paulo divulgam alterações na operação para este fim de semana

Linha 3-Vermelha terá PAESE no trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança. Foto: Diário do Transporte.

Trens com destino a Jundiaí não param na Estação Piqueri entre 4h e 9h do domingo, afetando a Linha 7-Rubi e o Serviço 710

JESSICA MARQUES

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e o Metrô de São Paulo divulgaram alterações na operação para este fim de semana.

No domingo, 22 de agosto de 2021, os trens com destino a Jundiaí não vão parar na Estação Piqueri entre 4h e 9h, afetando a Linha 7-Rubi e o Serviço 710.

Por sua vez, a Linha 3-Vermelha do Metrô terá PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) no trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança, que ficará interrompido.

Já a Linha 15-Prata do monotrilho vai abrir as estações apenas após as 14h no sábado (21) e após 16h no domingo (22).

Confira os detalhes de operação de cada sistema:

CPTM

No próximo domingo (22), os passageiros da Linha 7-Rubi e do Serviço 710 da CPTM deverão ficar atentos a uma importante mudança na operação: entre 4h e 9h os trens que seguem com destino a Jundiaí não irão parar na Estação Piqueri.

Isso significa que os passageiros que necessitam desembarcar nessa estação deverão seguir até Pirituba, a estação seguinte, e pegar o trem no sentido Rio Grande da Serra, que fará a parada normalmente em Piqueri.

Já os passageiros que embarcarem na Estação Piqueri com destino a Jundiaí, deverão viajar no sentido contrário e descer na Estação Lapa, para fazer a transferência de plataforma e embarcar no sentido Jundiaí.

A necessidade da chamada “viagem negativa” ocorrerá por conta do lançamento de cabos de sinalização em locais próximos à estação, fundamentais para garantir o bom funcionamento da linha, principalmente nos horários de pico, onde a demanda de passageiros é maior.

No restante da Linha 7-Rubi e da Linha 10-Turquesa (que formam o trajeto do Serviço 710, que liga as Estações Jundiaí e Rio Grande da Serra sem a necessidade de transferência na Estação Brás), os intervalos médios serão de 13 minutos entre Rio Grande da Serra e Pirituba, e 26 minutos entre Pirituba e Jundiaí, menores que os informados para os domingos e feriados.

METRÔ

Neste domingo (22), das 4h40 à 0h, o trecho entre as estações Corinthians-Itaquera e Guilhermina-Esperança, na Linha 3-Vermelha do Metrô, passará por obras de melhoria na via e será atendido pelos ônibus gratuitos do sistema Paese. O trecho interditado inclui as estações Guilhermina-Esperança, Patriarca, Artur Alvim e Corinthians-Itaquera.

A partir da estação Vila Matilde a circulação dos trens será normal até Palmeiras-Barra Funda. Como opção de transporte, além dos ônibus do Paese, os passageiros também terão a Linha 11-Coral da CPTM como alternativa ao trecho fechado. Essa linha passa por Corinthians-Itaquera e permite a transferência gratuita para o Metrô nas estações Tatuapé e Brás (Linha 3-Vermelha) ou na estação Luz (Linha 1-Azul).

Essa interdição é necessária para a instalação de equipamentos do novo sistema de controle de trens (CBTC), parte dos investimentos do Metrô para melhorar a circulação e regularidade dos trens. Com o CBTC em operação, é possível diminuir a distância entre as composições, reduzindo o intervalo entre elas e permitindo a circulação de mais trens simultaneamente.

Para orientar os passageiros sobre as alterações programadas, o Metrô publicará mensagens nas redes sociais e vai emitir mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e dos trens, além de afixar cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô pode ser contatada diariamente entre 8h e 20h, pelo telefone 0800-770-7722 .

ITINERÁRIO DO PAESE

Em nota, a  SPTrans informou que o PAESE será ativado das 4h de domingo, dia 22 de agosto, à 1h de segunda-feira, dia 23, entre as estações  Corinthians-Itaquera e Vila Matilde da linha 3 – Vermelha do Metrô.

Para garantir o deslocamento aos usuários será implantada a linha especial Metrô Itaquera – Metrô Vila Matilde, que irá operar com um total de 20 veículos articulados, sendo que 10 veículos iniciarão o atendimento a partir do Metrô Vila Matilde e os outros 10 veículos no Metrô Itaquera, conforme solicitação do Metrô.

A orientação aos usuários será feita pela equipe do Metrô, que indicará o local de embarque nas estações e atuará também no monitoramento da operação.

Além da linha especial Metrô Itaquera – Metrô Vila Matilde haverá o apoio de quatro linhas que atendem o trecho entre as estações, com itinerários pelas ruas Dr. Luís Aires e Conde de Frontin e as avenidas Águia de Haia e Antônio Estevão de Carvalho. São elas:

4310/10 E.T. Itaquera – Term. Pq. D. Pedro II
3539/10 Cid. Tiradentes – Metrô Bresser
407P/10 Term. Cid. Tiradentes – Metrô Tatuapé
3686/21 Jd. São Paulo – Metrô Vl. Matilde

Conheça o itinerário da linha especial:

Ida: Term. Metrô Itaquera – PL “D”, R. Eng. Sidney A. de Moraes, R. Dr. Luís Aires, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Praça Divinolândia, R. Paraisópolis, R. Astorga, Praça Nsa. Sra. da Anunciação, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Av. Dr. Bernardino Brito F. de Carvalho, Av. Gen. Lamartine, R. Joaquim Marra, Vd. Vila Matilde, R. Cumai, R. Evans, R. Alvinópolis, Term. Metrô Vl. Matilde.

Volta: Term. Metrô Vl. Matilde, acesso, R. Celina, Viad. Dona Matilde, acesso, Av. Conde de Frontim,  Av. Antônio Estêvão de Carvalho, Praça Nsa. Sra. da Anunciação, R. Astorga, R. Lavras, Praça S. Domingos do Prata, Av. Alterosa, Praça Divinolândia, Av. Antônio Estêvão de Carvalho, R. Dr. Luís Aires, Acesso à Entrada 1, Term. Metrô Itaquera – PL “D”.

MONOTRILHO

A Linha 15-Prata do monotrilho, na Zona Leste de São Paulo, terá alterações devido aos testes que vão preparar a futura estação Jardim Colonial para entrar em operação.

Assim, entre 4h40 e 14h do sábado (21) e das 4h40 às 16h no domingo (22), todas as estações da Linha 15-Prata estarão fechadas para testes do sistema de sinalização e controle de trens. Neste período, os passageiros serão atendidos gratuitamente pelos ônibus do sistema Paese, que vão percorrer o trecho entre Vila Prudente e São Mateus até a reabertura da linha.

Segundo o Metrô de São Paulo, as simulações são parte do protocolo de abertura de novos trechos e são necessárias para preparar o sistema de sinalização e controle de trens aos mais de 1,7 km novos que vão estender a Linha 15 de São Mateus a Jardim Colonial. Esse trecho deve ser aberto aos passageiros ainda em 2021.

“A estação Jardim Colonial já tem concluídas suas obras estruturais e os trabalhos atuais são para o acabamento e paisagismo, além da instalação dos sistemas, das portas de plataforma, dos quatro elevadores e das nove escadas rolantes. Ela vai atender a mais de 40 mil passageiros por dia em seus 4,5 mil m² de área construída com estrutura totalmente acessível”, informou a companhia, em nota.

“Para orientar os passageiros sobre as alterações programadas, o Metrô publicará mensagens nas redes sociais e vai emitir mensagens sonoras pelo sistema de som das estações e dos trens, além de afixar cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô pode ser contatada diariamente entre 8h e 20h, pelo telefone 0800-770-7722.”

PAESE

Por esse motivo, a SPTrans informou que o PAESE será acionado, a pedido do Metrô, no sábado, 21 de agosto, das 4h20 às 14h, e domingo, 22 de agosto, das 4h20 às 16h, entre as estações São Mateus e Vila Prudente da Linha 15 – Prata do Monotrilho, na Zona Leste da cidade.Para garantir o deslocamento dos usuários a linha especial Estação São Mateus – Estação Vila Prudente irá operar com 24 articulados no sábado e 16 articulados no domingo, totalizando 40 veículos de 23 metros que estarão disponíveis conforme solicitado pelo Metrô. Funcionários do Metrô farão a orientação aos usuários, indicando o local de embarque nas estações.

Confira o itinerário da linha:

Ida: Estação São Mateus – Monotrilho, Av. Sapopemba, Estação Fazenda da Juta – Monotrilho, Av. Sapopemba, Estação Sapopemba – Monotrilho, Av. Sapopemba, Estação Jd. Planalto – Monotrilho, Av. Sapopemba, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. União – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. Tolstoi – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Camilo Haddad – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação São Lucas – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Oratório – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Complexo Viário Sen. Antônio E. de Barros Filho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. Prudente – Monotrilho.

Volta: Estação Vl. Prudente – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, R. Ibitirama, R. Cap. Pacheco e Chaves, Av. Paes de Barros, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Oratório – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação São Lucas – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Camilo Haddad – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. Tolstoi – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Estação Vl. União – Monotrilho, Av. Prof. Luiz Ignácio Anhaia Mello, Av. Sapopemba, Estação Jd. Planalto – Monotrilho, Av. Sapopemba, Estação Sapopemba – Monotrilho, Av. Sapopemba, Estação Fazenda da Juta – Monotrilho, Av. Sapopemba, Estação São Mateus – Monotrilho.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta