Em um mês, 68 mil pessoas aderiram ao pagamento por celular no transporte público do Rio de Janeiro

Com a tecnologia, é possível comprar e validar créditos de transporte no próprio aparelho, via Pix. Foto: Divulgação.

Levantamento foi divulgado pela Riocard Mais nesta quinta (19)

JESSICA MARQUES

O pagamento da passagem por celular no transporte coletivo do Rio de Janeiro já está sendo utilizado por 68 mil pessoas. O levantamento foi divulgado pela Riocard Mais na manhã desta quinta-feira, 19 de agosto de 2021.

Além disso, 100 mil passageiros já baixaram o aplicativo. O balanço foi feito após completar o primeiro mês de funcionamento do Cartão Digital.

Com a tecnologia, é possível comprar e validar créditos de transporte no próprio aparelho, via Pix. Ao todo, 42% utilizaram esta funcionalidade.

O tipo de pagamento pode ser utilizado no acesso a ônibus de linhas municipais e intermunicipais, metrô, trens, barcas, vans legalizadas e sistema BRT.

COMO USAR

Em nota, a Riocard Mais explicou como utilizar o serviço. Para aderir à novidade, basta baixar gratuitamente o aplicativo Cartão Digital-Valida Mais na loja Google Play.

O aparelho celular precisa contar com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC, que é a condição essencial para que ocorra a comunicação entre o equipamento e o validador do meio de transporte, que também deve possuir leitor de NFC.

Confira o passo a passo de como usar o Cartão Digital:

– É preciso ter um celular com sistema operacional Android e ter instalada a tecnologia NFC;

– Baixe gratuitamente o aplicativo Cartão Digital + Valida Mais na Google Play;

– Com ajuda do assiste virtual Tomais, preencha o cadastro solicitado e crie uma senha segura. O cliente que já possui cadastro no aplicativo Riocard Mais pode usar o mesmo CPF e a mesma senha;

– Cumpra as etapas de validação exigidas;

– Na sequência, por medida de segurança, será preciso definir um PIN, uma senha de quatro números que será utilizada para autenticar cada pagamento de passagem;

– Em seguida, solicite a criação do Cartão Digital. Um e-mail será enviado com as informações do novo cartão virtual;

– Recarregue o Cartão Digital e o utilize nos principais meios de transporte do Rio. Atenção: certifique-se que a função NFC está ativada no seu celular.

– Caso queira, consulte o site aceitocartaodigital.riocardmais.com.br e confira as empresas de ônibus e estações de metrô, trem, vans, barcas e BRT que contam com validadores com leitor NFC.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta