Suzano adere ao encerramento de restrições do Plano São Paulo a partir desta terça (17)

Decisão foi divulgada pela Prefeitura nesta segunda. Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano.

Eventos com aglomeração continuarão proibidos na cidade

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Suzano informou que vai aderir ao encerramento das restrições do Plano São Paulo a partir desta terça-feira, 17 de agosto de 2021.

Segundo as regras determinadas pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria, a partir de terça não haverá mais restrições de horários e capacidade de ocupação das atividades de comércio e prestação de serviços.

Nesta segunda (16), a Prefeitura de Suzano informou que vai seguir a nova fase de “Retomada Segura”, conforme anúncio do governo do Estado. Apesar da liberação dos eventos, o distanciamento mínimo de um metro e a obrigatoriedade do uso de máscaras seguem vigentes, assim como a proibição de casas noturnas, shows e eventos com aglomeração.

Assim, de acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, o cálculo de ocupação precisa ser realizado para eventos sociais, corporativos, culturais e esportivos. Porém, shows com público em pé, torcidas e pistas de dança vão continuar proibidos até o dia 1º de novembro, quando a expectativa é de que pelo menos 90% dos adultos já tenham concluído a segunda dose da vacina contra a covid-19, segundo a administração municipal.

“Entre as atividades liberadas estão feiras, convenções, congressos, casamentos, festas de aniversário e formaturas. No caso dos eventos corporativos, os espaços devem ser demarcados e o distanciamento mínimo de um metro deve ser respeitado, bem como o devido controle de acesso. Já os eventos sociais devem respeitar a proibição de pistas de dança e o distanciamento entre as mesas e assentos. Além disso, o consumo de alimentos e bebidas só pode ser feito por pessoas sentadas à mesa”, detalhou a Prefeitura, em nota.

A flexibilização a partir desta terça-feira está prevista no artigo 1° do Decreto Estadual n° 65.897/2021. O documento estabelece que as medidas restritivas impostas no Decreto n° 64.881/2020 vigorem apenas até 16 de agosto de 2021. A decisão também é reflexo da redução do número de casos de covid-19 e do avanço da vacinação.

Em Suzano, atualmente o índice de ocupação de leitos voltados ao atendimento de pacientes com covid-19 está em 5,7%, segundo a Prefeitura. A cidade contabiliza 23,4 mil casos da doença, sendo que 926 evoluíram para óbitos e outras 21,1 mil pessoas já se recuperaram.

“Já em relação à vacinação, até o momento, o município contabiliza 190.761 pessoas imunizadas contra a covid-19, sendo 86,5% da população adulta estimada em 220.330 habitantes. Do total de vacinados, 52.228 já completaram a segunda etapa e 7.546 receberam a imunização em dose única.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta