Em setembro, ônibus de São Paulo deixam de aceitar Bilhete Único sem cadastro

Procedimento pode ser feito pelo site da SPTrans. Foto: Divulgação.

Mesmo o cartão com CPF associado precisa ser trocado por um novo

JESSICA MARQUES

A SPTrans reforça que em setembro os ônibus de São Paulo deixam de aceitar Bilhete Único sem cadastro. Faltam 15 dias para a mudança acontecer.

A partir do dia 1º de setembro, os cartões sem cadastro, mesmo os bilhetes associados a um CPF, não serão aceitos para o pagamento da tarifa no transporte coletivo.

Assim, o passageiro que já vinculou o CPF ao cartão sem cadastro, agora deve providenciar um cartão novo pelo site da SPTrans http://sptrans.com.br/cadastro, sem necessidade de ir a um posto.

Segundo a SPTrans, para efetuar o cadastro online é preciso apenas ter em mãos o RG, o CPF e o CEP residencial, além de uma foto digitalizada tamanho 3×4 com fundo neutro. Vale lembrar que o cartão é de uso pessoal e intransferível.

Após receber seu novo cartão, o passageiro poderá solicitar a transferência dos créditos remanescentes no bilhete sem cadastro, desde que registrado no mesmo CPF do bilhete anterior.

Se ainda houver dúvidas quanto aos cartões que não serão mais aceitos, basta verificar se no verso do bilhete o número de identificação começa com os dígitos 59, 71 ou 110. (https://sptrans.com.br/consultabilhete).

Também de acordo com a SPTrans, a medida tem como principal foco reforçar o combate às fraudes no sistema de transportes e, consequentemente, prejuízos aos cofres públicos e também aos passageiros.

CADASTRO

Veja o passo a passo para quem ainda não possui cadastro:
– Acesse o site pelo link http://sptrans.com.br/cadastro
– Selecione a opção ‘Cadastre-se’;
– Insira seus dados;
– Envie uma foto 3×4;
– Depois de ler o termo de ciência, clique no botão “concordo”;
– Pronto! Agora, após ter sua foto aprovada, basta se dirigir a um posto de atendimento e retirar seu Bilhete Único com nome e CPF impressos;

– Se estiver tendo dificuldades no envio da foto, você pode escolher a opção de entregar uma foto diretamente no posto.

Postos do Descomplica
Desde 23 de julho, as oito unidades do Descomplica SP também fazem o cadastro do Bilhete Único. O atendimento é feito exclusivamente mediante agendamento no telefone 156 ou pelo site https://agendadesc.prefeitura.sp.gov.br/agendamento/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. GÁSPAR AMPARO PJ disse:

    BOA TARDE!
    GOSTARIA DE SABER QUANDO OS ÓRGÃOS COMPETENTES NESSA CIDADE VÃO COMEÇAR A COBRAR DA SP TRANS UMA AÇÃO DE COMBATE A FRAUDES NOS TERMINAIS DE ÔNIBUS DA CAPITAL.
    É UM ABSURDO A QUANTIA DE PESSOAS PASSANDO CARTÕES NO TERMINAL PQ D PEDRO.
    NINGUÉM TOMA PROVIDENCIA CONTRA ESSES TAIS BILHETEIROS.
    É UMA VERGONHA!!! E A FISCALIZAÇÃO FAZENDO VISTA GROSSA.
    (TERMINAL ABANDONADO)
    É UM ABSURDO OS COMERCIANTES PAGAREM ALUGUEL DE ESPAÇO NO TERMINAL E COMPETIREM COM AMBULANTES QUE FICAM VENDENDO DENTRO DO TERMINAL E NÃO PAGAM NADA E AINDA FRAUDAM OS COFRES PÚBLICOS VENDENDO PASSAGEM POR 4,00 E VENDENDO INTEGRAÇÕES DO BILHETE ÚNICO.

Deixe uma resposta