Em três meses, 188 novos ônibus foram colocados no sistema do DF, diz governo

Veículos foram comprados pelas empresas Piracicabana e Pioneira; Renovação da frota é gradativa, segundo Semob

ADAMO BAZANI

A Semob-DF (Secretaria de Mobilidade Urbana) do Distrito Federal divulgou na sexta-feira, 13 de agosto de 2021, balanço da renovação da frota de ônibus que presta serviços no sistema.

De acordo com a autarquia, 188 veículos novos entraram em operação nos meses de junho, julho e agosto de 2021 e, com isso, a frota de ônibus da Área 1 (região Norte) e da Área 2 (Sudeste) foi totalmente trocada.

Os veículos foram comprados pelas empresas Piracicabana, que trouxe 93 unidades, e Pioneira, que adquiriu 95 ônibus.

A Semob informou que na Área 1, atendida pela Piracicaba, circulam 531 veículos, inclusive os 93 recém-chegados e seis elétricos, operando no Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho 2, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.

Já Área 2, da Pioneira, que recebeu 95 ônibus novos nos últimos dias, circulam 625 veículos nas localidades de Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico, Lago Sul, Candangolândia, Park Way, Santa Maria, São Sebastião e Gama.

Os novos veículos possuem acessibilidade e portas de acionamento elétrico.

Ainda de acordo com a Semob, a renovação dos coletivos ocorre de forma gradativa, de acordo com a idade e o tipo de veículo, conforme previsto em regulamento. Miniônibus e ônibus básicos são renovados a cada sete anos; veículos das categorias Padron e articulados, a cada dez anos.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta