Balsas (MA) lança licitação para concessão do transporte coletivo

Serviço de mototaxi é forte na cidade, responsável pela locomoção de quase 40% dos habitantes, Foto: Câmara de Balsas (MA)

Terceira maior economia do Maranhão, cidade não dispõe atualmente de nenhum serviço de transporte coletivo por ônibus entre os bairros

ALEXANDRE PELEGI

A cidade de Balsas, no Maranhão, lançou a licitação de concessão do transporte coletivo municipal.

O Aviso foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União, 13 de agosto de 2021.

A concorrência está marcada para 04 de outubro dei 2021 e o resultado será definido pela combinação dos critérios de melhor oferta pela outorga da concessão, menor tarifa e melhor técnica.

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura publicou na semana passada a justificativa de outorga de concessão para o serviço de transporte coletivo de passageiros.

Balsas, cidade do interior do Maranhão distante 750 km da capital São Luís, é a terceira maior economia do estado. Apesar disso, o município não dispõe atualmente de nenhum serviço de transporte coletivo por ônibus entre os bairros.

Em 2018 a cidade realizou uma audiência pública para debater a concessão do transporte.

Com um grande crescimento demográfico, a população saltou de 25 mil habitantes em 1984 para quase 100 mil em 2016, o que passou a pressionar por soluções voltadas à mobilidade urbana.

Desde então, a prefeitura não conseguiu lançar um edital de licitação dos serviços.

Na Justificativa publicada hoje, ato necessário para se iniciar o processo licitatório, a prefeitura informa que a área de atendimento dos serviços de transporte será definida através de um itinerário, nos dois sentidos (ida e volta) com 32 km na rota de ida e 33 km na rota de volta, totalizando 65 km.

A prefeitura afirma que essa área seguirá o detalhamento da linha Grande Circular e rotas, disposta no Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica do Sistema de Transporte Coletivo Municipal de Passageiros por Ônibus do Município.

O prazo da concessão será de 20 anos, prorrogáveis por igual período.

O grande desafio do sistema a ser implantado será estimular o cidadão a usar o ônibus. Com a predominância da motocicleta, preferida como principal meio de locomoção por quase 40% dos habitantes, outros problemas a serem resolvidos são a má qualidade da pavimentação e a ausência de calçadas.

O problema das motos, inclusive, pode-se dimensionar pelo número de acidentes de trânsito: 80% têm este veículo envolvidos, sendo que metade dos motociclistas não tem habilitação.

Dados do Detran-MA apontam que a motocicleta representa 63% da frota, em parte como solução encontrada pela população diante da falta de transporte coletivo na cidade.

 


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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