Diário no Sul

Curitiba (PR) imprime credencial do ônibus Acesso em cartões mais resistentes

Transporte é para pessoas com deficiência. Foto: Levy Ferreira/SMCS.

Novo material é plástico PVC

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Curitiba, no Paraná, informou que está imprimindo a credencial dos ônibus do Transporte Acesso em cartões mais resistentes.

O transporte é destinado a pessoas com deficiência. No início do mês de agosto, as novas carteirinhas passaram a ser impressas em plástico PVC (policloreto de vinila).

Segundo a administração municipal, a mudança foi possível devido  à nova impressora da Central Única de Agendamento do Transporte Acesso, que fica no Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no Cristo Rei.

“O equipamento leva em média 40 segundos para imprimir uma credencial. Antes, as carteirinhas eram impressas em papel, recortadas e plastificadas. No primeiro dia de funcionamento, cinco carteirinhas, de novos usuários cadastrados, foram impressas”, detalhou a Prefeitura, em nota.

A diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, explica que essa é mais uma melhoria para os usuários do Transporte Acesso, que já contam com a roteirização inteligente do trajeto dos micro-ônibus e um portal para agendamento on-line.

“A nova impressora e as outras melhorias foram possíveis com os recursos que recebemos com a premiação da Bloomberg Philantropies, em 2018”, lembrou Denise. O programa Transporte Acesso recebeu US$ 50 mil no projeto Transporte Orientado para Inclusão (TOI).

A impressora para cartões em PVC chegou no mês de maio deste ano na Central Única de Agendamento do Transporte Acesso. “Vai aumentar a durabilidade da credencial, além de ser mais prático para os usuários guardarem a carteirinha. Também será mais rápido e fácil para fazer as credenciais. Antes era preciso imprimir em papel e recortar”, explicou Denise.

CARTEIRINHAS ANTIGAS SERÃO ATUALIZADAS

As carteirinhas antigas também serão atualizadas. As credenciais dos usuários são renovadas a cada dois anos. Na carteirinha tem o nome do usuário, se ele necessita de acompanhante, número do cadastro no Transporte Acesso, nome do responsável pelo usuário, telefones de contato e validade da credencial.

Todos que usam o Transporte Acesso precisam apresentar essa credencial antes de entrarem nos micro-ônibus.

SERVIÇO

O Transporte Acesso é um serviço de micro-ônibus porta a porta, com elevador, cadeira de rodas e acessórios necessários para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. O serviço é destinado a pessoas com deficiência com alto grau de complexidade, com renda familiar, per capita, de até um salário mínimo e com residência em Curitiba.

A frota é composta por nove micro-ônibus que diariamente fazem gratuitamente o transporte de pessoas com deficiência em todas as regionais. O transporte faz o trajeto de ida e volta da residência a serviços de saúde, como consultas, exames, reabilitação e serviços socioassistenciais não continuados.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta