West Side é única empresa a apresentar proposta em concorrência do transporte em Itu (SP)
Publicado em: 3 de agosto de 2021

Após ter sido habilitada na primeira fase, empresa do Grupo Belarmino participou da abertura da proposta comercial no dia 26 de julho
ALEXANDRE PELEGI
A empresa West Side Viagens e Turismo, do Grupo Belarmino, foi a única empresa a participar da sessão de abertura do envelope 02 (proposta comercial) da licitação de concessão para o transporte coletivo urbano de Itu, interior de São Paulo.
Caso esteja tudo ok, o próximo passo será a publicação do resultado no Diário Oficial.
Realizada na quinta-feira, 29 de julho de 2021, às 09h, a West Side estava habilitada após participar da primeira fase do certame, ocorrida no dia 12 de julho.
Assim foi aberto o envelope da proposta comercial, que ora se encontra em análise pela prefeitura. Em caso de aprovação da Comissão de Licitação, o resultado será homologado e adjudicado.
Com prazo de concessão para 15 anos, o edital definiu que a escolha será pelo menor valor da tarifa. Atualmente a passagem em Itu está em R$ 5.
A West Side opera o transporte urbano de Louveira (SP) desde agosto de 2018. A empresa opera 8 linhas com 10 ônibus, e presta serviços para cerca de 35 mil passageiros.
Como mostrou o Diário do Transporte, no dia 16 de março de 2021 a prefeitura realizou uma audiência pública para apresentação e coleta de informações e sugestões com vistas ao projeto da concessão do serviço do transporte coletivo.
Atualmente o transporte municipal é atendido pela empresa Viação Itu (Vitu) por meio de contrato emergencial. A Viação Avante, que operava anteriormente em conjunto com a Vitu, não está mais no serviço. As duas empresas também integram o Grupo Belarmino.
A Viação Avante presta serviços de fretamento para empresas e realiza excursões e viagens turísticas para escolas, clubes, instituições e pessoas físicas, e foi adquirida em 1993 pelo Grupo Belarmino. Atualmente, conta com 174 colaboradores diretos. No setor de fretamento, a frota é composta por 56 veículos.
Já a Viação Itu (Vitu) opera 12 linhas do transporte coletivo urbano de Itu, conta com 163 colaboradores diretos e tem uma frota composta por 47 ônibus, entre os quais veículos articulados.
HISTÓRICO
No final de seu mandato, em 2000, o então prefeito Leonel Salvador prorrogou o contrato com as duas empresas, estendendo-o por mais 20 anos.
O novo prefeito, Lázaro Piunti, ao assumir em 2001, acionou a Justiça para revogar a prorrogação da concessão, mas não conseguiu.
Desta forma, o prazo da prorrogação venceu recentemente, o que levou a prefeitura a ultimar os processos para realizar nova licitação do transporte local.
Enquanto isso, para a cidade não ficar sem transporte, a prefeitura contratou os serviços da Vitu em caráter emergencial por 180 dias.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Seis por meia dúzia
Decepção! Achei que teria mais candidatos,mas com o tamanho do investimento a ser feito muita gente pulou fora!
Decepção é saber que é do mesmo dono,Belarmino. 😡
Decepção é saber que é do mesmo dono,Belarmino
Decepção é saber que é do mesmo dono,Belarmino
Só irão trocar de cores os carros da viação itu deveria trocar os políticos de itu sobre empresa de circular voltar como era antes em questão de horários que está péssimo e a prefeitura deveria fazer faixa única na rua dos Andradas em horário de pico seria da Rua Benjamin Constant até rua joaquim Borges mas demais fatos sobre empresa de circular se a o mesmo .