Emdec anuncia aumento da frota em 20 linhas de ônibus em Campinas a partir de segunda (02)

Foto: Henrique Oliveira / Ônibus Brasil

Flexibilização em medidas contra Covid-19 exige novos ajustes no sistema de transporte público; quatro linhas serão retomadas

ALEXANDRE PELEGI

A Secretaria de Transportes (Setransp) e a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) comunicam que a partir desta segunda-feira, 02 de agosto de 2021, ocorrerão novos ajustes na frota operacional do sistema de transporte coletivo municipal.

Devido à flexibilização das regras de isolamento no enfrentamento da pandemia do coronavírus (Covid-19) e do retorno às aulas presenciais, a frota de 20 linhas de ônibus terá reforço. Além disso, outras quatro linhas retomarão a operação.

As linhas que terão aumento de frota são: 114; 116; 153; 154; 164; 210; 214; 221; 224; 228; 244; 251; 332; 346; 348; 353; 360; 371; 391; e 422.

Já as linhas que retomarão a operação são: 101; 106; 216; e 408.1.

Além disso, a Emdec informa que continua a manutenção de frota reserva em terminais estratégicos (Barão Geraldo, Campo Grande, Central, Ouro Verde, Shopping Dom Pedro e Shopping Iguatemi) para utilização em caso de necessidade.

Até hoje, e desde o início do ano, a Setransp e a Emdec promoveram 2.050 ajustes na operação do transporte. Esses ajustes envolvem aumento de frota, alterações nos horários e nas programações, mudanças e ampliações de itinerários, criação de novas linhas, entre outras.

A intensificação dessas ações foi resultado da implantação da operação “Pé na Calçada”, no início de fevereiro. A “Pé na Calçada” consiste no monitoramento diário da operação, em 13 pontos estratégicos, entre pontos de embarque / desembarque na região central e terminais urbanos, nos horários de pico.

Outra mudança adotada pela prefeitura, por meio da Emdec, foi a definição de oito indicadores de performance. São ações para acompanhar a intensa variação da demanda, neste momento de controle do avanço da pandemia.

INFORMAÇÕES

O usuário do transporte público de Campinas pode obter mais informações com o aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. O app informa, em tempo real, o horário da chegada do ônibus, locais de embarque e desembarque, itinerários, acessibilidade, entre outras funcionalidades.

Para dúvidas sobre trânsito e transporte, está disponível o telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta