Vale do Anhangabaú será reaberto neste domingo (25) no mesmo horário da Paulista
Publicado em: 24 de julho de 2021

Circulação será permitida das 8h às 12h; Local é servido por diversas linhas de ônibus municipais e Metrô; Aglomerações devem ser evitadas
ADAMO BAZANI
A prefeitura de São Paulo anunciou neste sábado, 24 de julho de 2021, que o Vale do Anhangabaú, na região central, será reaberto para circulação neste domingo (25).
A abertura será das 8h às 12h, mesmo horário da Avenida Paulista livre para pedestres.
Em nota, a prefeitura diz que a medida ocorre porque a capital prestes a atingir 80% de imunização do público elegível com, pelo menos, a primeira dose da vacina contra a covid-19.
A administração alertou que a população deverá respeitar o distanciamento social e utilizar máscaras durante todo o período em que o Vale do Anhangabaú estiver aberto. Agentes estarão no local para orientação aos protocolos de saúde.
Segundo a prefeitura, a reabertura do Vale do Anhangabaú será gradual, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança.
O número de pessoas será limitado.
A gestão municipal informou ainda que a Subprefeitura Sé que ampliou as equipes de fiscalização em combate ao comércio irregular para atender a capital aos domingos. Ao todo, 12 equipes compostas por 80 agentes atuarão de maneira orientativa nas regiões do Vale do Anhangabaú e da Av. Paulista, enquanto os espaços estiverem abertos para lazer.
Serão quatro equipes em cada região e as demais atuarão de maneira volantes no entorno. A operação conta com o apoio da Polícia Militar, por meio da Atividade Delegada, e da Guarda Civil Metropolitana.
LINHAS DE ÔNIBUS E METRÔ:
Entre as linhas municipais de ônibus que servem à região estão: 408 A-10, 508 L-10, 908T-10, 930P-10, 2002-10, 4112-10, 3113-10, 7411-10, 8615-10, 106 A-10, 175T-10,509M-10, 609F-10, 609F-21, 5154-10, 5317-10, 7550-10.
A estação Anhangabaú da linha 3- Vermelha do Metrô também é acesso para a região.
HOMENAGEM A PROFISISONAIS DE SAÚDE:
Na nota, a prefeitura diz que haverá exposições e eventos no Vale do Anhangabaú, entre os quais, homenagem aos profissionais da Saúde.
A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) elaborou uma programação de intervenções, entre as quais exposição em homenagem aos profissionais da saúde e a intervenção do coletivo SHN, com ilustrações de pessoas de máscaras em bandeirolas, fazendo alusão ao momento da pandemia da Covid-19. As ações ocorrem a partir do dia 25 de julho.
Com nove painéis em grande formato distribuídos pelo Vale, a Exposição “Olhares da Linha de Frente”, em homenagem aos profissionais da saúde, traz retratos de profissionais que atuaram na linha de frente do combate à Covid-19. As pinturas são assinadas pelo artista Alexandre Ignácio Alves, dando continuidade ao seu trabalho iniciado na exposição “Retratos Preto sobre Preto”, exibido em 2019 no Centro Cultural São Paulo. Dialogando com o tema da pandemia, o coletivo SHN traz ilustrações de pessoas de máscaras nas bandeirolas, penduradas nos postes de iluminação do Vale.
Entre as outras intervenções, está a instalação “Anhagabaú: Um rio de luz e resistência”, do Studio Visualfarm, que ocupa a nova fonte do vale com projeções e lasers. Serão realizados dois espetáculos por semana, às terças e quintas, totalizando vinte apresentações, a partir de 29 de julho. Outro destaque são as intervenções nos quiosques do Vale — cada um dos 11 quiosques receberá uma diferente.
Grupos teatrais consagrados da cidade, Os Satyros e Pia Fraus organizam visitas guiadas lúdicas ao Vale do Anhangabaú. A atividade, com um grupo para o público em geral e outro para o público infantil e familiar, trará curiosidades e fatos da história do Vale e da região.
Valorizando a importância histórica do Vale, com cinco totens expositivos espalhados pelo Vale, a exposição “O Vale em Constante Mutação” traz um resgate histórico e afetivo das constantes transformações pelas quais o Vale do Anhangabaú. A curadoria foi feita em parceria do Museu da Cidade de São Paulo com o Departamento de Patrimônio Histórico, ambos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Serviço:
Visitas Lúdicas Guiadas
todos os dias às 10h, 12h, 14h, 16h e 17h
Visita guiada ao público livre (segunda a sexta-feira)
Visita guiada público familiar/infantil (sábados e domingos)
Pia Fraus – Dias 24,25,31 de julho e 01,07,08,14,15,21,22,28,29 de agosto
| Satyros – Dias 12,13,16,17,18,19,20,23,24,25,26,27,30 de agosto
a partir 25.07
Instalação artística: bandeiras
Coletivo Rua SHN
Instalação Rios Voadores
INSTRUMENTO PARA XAMAR ANHANGOBÁ’Y
Exposição Histórica: “O Vale em constante mutação” (Secretaria Municipal de Cultura)
“O amor é uma (r)evolução” – Instalação de bandeiras
“Cidade é Pra Brincar” – Intervenções de Balanços – Basurama
Os balanços serão retirados duas vezes por semana (2a e 5a feiras) para revisão, manutenção e posterior reinstalação
Instalações artísticas nos quiosques
A partir de 29. 7
Exposição “Olhares da Linha de Frente”
Projeção nas fontes – Visualfarm
Todas as quintas, sextas-feiras, sábados e domingos
das 19h às 21h
Espetáculo de dança – Dança das Águas
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Agora é esperar que não degringole, ou seja, venham montar barracas de produtos duvidosos, camelôs e sim feiras de artesanatos, e exposições de obras…aí sim viraria um museu a céu aberto, apenas. O Vale consiste em uma grande área arquitetônica abrangente e histórica da cidade,,,que tem de ser preservada, junto com a praça Ramos de Azevedo…