EMTU realiza ação de conscientização contra o feminicídio no Terminal Metropolitano Jabaquara

Nesta quinta (22), passageiras poderão conversar com psicólogos e buscar apoio jurídico para formalizar denúncias. Foto: Divulgação.

Delegacia da Mulher terá posto no local

JESSICA MARQUES

A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) vai realizar uma ação de conscientização contra o feminicídio no Terminal Metropolitano Jabaquara, na capital paulista. A atividade será nesta quinta-feira, 22 de julho de 2021, das 10h às 13h. O objetivo é chamar a atenção sobre a violência sofrida pelas mulheres.

Na ocasião, a plataforma A receberá atividades para conscientizar sobre a violência e o feminicídio com rodas de conversas e distribuição de materiais informativos que estimulam as passageiras a denunciar agressões, ameaças e assédio, com base na Lei Federal 13.104/15 – do Feminicídio.

O evento é realizado pela Gerencia de Marketing Institucional da EMTU, com a chancela da Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, com o apoio de 13 importantes parceiros.

O CIC (Centro de Integração da Cidadania), órgão ligado à Secretaria da Justiça e Cidadania, também participa da ação e será responsável pelo encaminhamento das mulheres em busca de apoio jurídico para formalizar as denúncias.

Também nesta data, a delegada Jamila Jorge Ferrari, coordenadora das Delegacias de Defesa da Mulher do Estado de São Paulo fará plantão durante o evento, podendo receber e registrar denúncias de crimes contra mulheres. Ainda, psicólogas do programa Bem Querer Mulher farão atendimento no local.

Outro serviço disponível vai tirar dúvidas e orientar sobre Empreendedorismo e Banco do Povo, atendimentos de crimes contra a vida (ameaça, homicídio, latrocínio, feminicídio) e políticas públicas para a mulher e população negra, indígena e LGBTI. O espaço ainda disponibilizará cadastramento para tarifa social de energia – ENEEL e um mural estará disponível para coleta de assinaturas em apoio a Lei do Feminicídio.

DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES

Na ocasião, também serão disponibilizados como brinde 200 absorventes íntimos e 400 sabonetes líquidos, além de 200 kits de higiene (escova de dente e pasta dental). Devido à pandemia de covid-19, também serão entregues 2 mil máscaras de proteção.

Confira abaixo os parceiros da ação:

– Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres do Estado de São Paulo

– Centro de Referência e Apoio à Vítima (CRAVI) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania

– Secretaria de Direitos Humanos do Município de São Paulo

– Secretaria da Segurança Pública

– AdeSampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento)

– Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial

– Associação Bem Querer Mulher

– Associação Comunidade Ativa de Vila Clara

– Cruz Vermelha

– Caravana LGBT

– Casa do Bem Querer Mulher Zona Oeste

– Associação Comunidade Ativa de Vila Clara

– Mulheres em Ação

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta