Itanhaém (SP) revoga concorrência do transporte coletivo

Foto: Marcos Rogério Teles Santos / Ônibus Brasil

Prefeitura alega necessidade de correções a serem realizadas no Edital para viabilizar a competição entre os licitantes. Certame já fora suspenso por duas vezes em 2020.

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Itanhaém, no litoral paulista, revogou a licitação que poderia definir mudanças no sistema de transportes coletivos.

Em publicação no Diário Oficial desta terça-feira, 20 de julho de 2021, o município encerrou de vez a licitação, na modalidade Concorrência Pública do tipo “Menor Tarifa”, que iria definir a concessão do serviço de transporte coletivo por ônibus.

Em 2020, a Concorrência foi lançada duas vezes, e em ambas ela acabou suspensa: em 18 de setembro e em 06 de outubro.

Para complicar a situação, em 04 de dezembro passado a prefeitura publicou decreto declarando a caducidade do contrato com a Litoral Sul Transportes Urbanos. A administração municipal alegou que a empresa, que estava há 28 anos na cidade, vinha apresentando problemas de operação nos últimos meses.

No dia seguinte ao decreto, a prefeitura divulgou oficialmente que a Expresso Fênix passaria a operar no lugar da Litoral Sul, e no dia 07 de dezembro emitiu ordem de serviço para a empresa operar em caráter emergencial por 180 dias.

Este primeiro contrato já foi prorrogado por mais seis meses por dispensa de licitação no início de junho deste ano. O valor: quase R$ 5 milhões (R$ 4.928.026,45).


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Itamar disse:

    Poderia ser feito um transporte coletivo municipal de Itanhaém , junta-se com o transporte público de Mongaguá, como ocorre entre Mongaguá e Praia Grande

  2. Edson Profeta disse:

    Na prefeitura de Itanhaém não há ninguém com competência e capacidade técnica suficiente para elaborar um edital para o transporte público no município. Já deu para perceber que esse contrato emergencial vai ser renovado por muito tempo. A Fênix é uma boa empresa, mas sua atuação é limitada pelo descaso da prefeitura com o serviço de ônibus da cidade.

Deixe uma resposta