Aplicativo permite recarga do bilhete único via PIX em São Paulo e Salvador

Segundo dados da SPTrans, o ano de 2020 foi o período em que menos passageiros pagaram transporte público em dinheiro. Foto: Divulgação.

Funcionalidade foi disponibilizada no Quicko

JESSICA MARQUES

O aplicativo Quicko agora permite que os passageiros da capital paulista e de Salvador, na Bahia, realizem a recarga do bilhete único do transporte coletivo via PIX pelo smartphone.

O aplicativo gera um código PIX que pode ser pago em qualquer banco ou carteira digital que possua a função. Por enquanto, a funcionalidade está disponível para Android, nas cidades de São Paulo e Salvador.

Segundo o Banco Central, 83 milhões de pessoas físicas e mais de 5,5 milhões de empresas cadastraram mais de 242 milhões de chaves PIX. Em oito meses, a operação superou outros meios de pagamentos, como DOC, TED e boleto bancário.

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas e Cartões de Créditos e Serviços), a pandemia de covid-19 fez com que a modalidade de pagamento sem contato crescesse 469,6% no comparativo entre 2020 e 2019.

No transporte público, a mudança também foi notada. Segundo dados da SPTrans, o ano de 2020 foi o período em que menos passageiros pagaram transporte público em dinheiro, com um média de 200 mil passageiros por mês no início do ano e queda acentuada em abril, quando foi registrado pouco mais de 60 mil.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta