Curitiba terá novo Ligeirão Norte-Sul que fará conexão com 56 linhas

Serviço terá 29 km, vai contar com três ônibus de grande porte e permitirá também acesso aos ônibus metropolitanos que vão até Fazenda Rio Grande e Colombo

ADAMO BAZANI

Começa a operar em Curitiba, neste sábado, 17 de julho de 2021, um novo Ligeirão.

Por meio de nota, a prefeitura da capital paranaense informou nesta sexta-feira (16) que a linha Ligeirão Fagundes Varela/Pinheirinho vai fazer a ligação inédita entre o Norte e o Sul da cidade pela Linha Verde (BR-476). A estimativa é de uma demanda diária de oito mil pessoas, das quais, 1,5 mil nos períodos de pico.

O serviço vai permitir conexão com 56 linhas de ônibus, sendo 18 em estações-tubo e 38 no terminal Pinheirinho, um dos extremos da ligação.

Entre estas 38 linhas do Terminal Pinheirinho estão quatro metropolitanas que vão até às cidades de Fazenda Rio Grande e Colombo.

A linha terá 29 quilômetros de extensão e vai ser operada por três ônibus de grande porte, sendo dois articulados e um biarticulado.

O intervalo médio entre os ônibus será de 20 minutos e o trajeto completo previsto é de uma hora, sendo 30 minutos em cada sentido.

“Na primeira fase, a linha Fagundes Varela/Pinheirinho terá nove estações de parada, número que será ampliado no futuro com o avanço das obras da Linha Verde Norte para a implantação das estações Solar e Atuba e a instalação de outras estações no sentido sul da cidade.” – explica nota da prefeitura.

As integrações nas estações-tubo são:

  • Estação Fagundes Varela (linhas 211 Colina Verde e 374 Hugo Lange);
  • Estação Vila Olímpica (sem integração);
  • Estação PUC (050 Interbairros V, 471 V.São Paulo, 472 Uberaba, 475 Canal Belém, 477 V.Macedo via Guabirotuba)
  • Estação Mal.Floriano Peixoto (550 Pinheirinho/C.Gomes, 502 Circular Sul sentido horário, 602 Circular Sul sentido anti-horário e F02 Ctba/Fazenda);
  • Estação Fanny (550 Pinheirinho/C.Gomes, 621 Fanny, 616 Portão Santa Bernadethe/L.Verde e B42 Maracanã/Linha Verde)
  • Estação Santa Bernadethe (550 Pinheirinho/C.Gomes e 616 Portão/Sta.Bernadethe/L. Verde),
  • Estação Xaxim (550 Pinheirinho/C.Gomes, 629 Alto Boqueirão e 657 Xaxim/Capão Raso)
  • Estação São Pedro (550 Pinheirinho/C.Gomes, 624 V.São Pedro e 625 Gramados);
  • Terminal Pinheirinho (todas as linhas do terminal).

Ainda na nota, a prefeitura explica como serão feitas estas conexões:

A nova estação-tubo Fagundes Varela, que entra em operação com a nova linha, terá embarque e desembarque pelo sentido Atuba.

As duas linhas que integram no local, Colina Verde e Hugo Lange, tiveram algumas mudanças no itinerário por conta da entrada em operação da nova estação-tubo e alterações semafóricas e viárias na Linha Verde, implantadas pela Setran.

Na estação Fagundes Varela, linhas terão embarques em portas distintas, conforme o sentido. Colina Verde: sentido Cabral (porta 6) e sentido Bairro Alto (porta 8). Hugo Lange: sentido Centro (porta 6) e sentido Terminal do Bairro Alto (porta 8).

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Fabio Ferreira disse:

    Ridiculo a linha maracana linja verde passar direto da estação fagundes varela. Quer dizer q se eu saio do maracanã tenho q encarar o transito até a vila fanny quando poderia simplesmente ir pela canaleta com o novo ligeirão??? Parabens aos envolvidos.

Deixe uma resposta