São Bernardo do Campo (SP) abre novas alças de acesso na Estrada Galvão Bueno

As duas alças possuem 50 metros de extensão cada e integram a nova configuração viário, que passou a contar com duas faixas de rolamento em cada sentido, no trecho correspondente à futura estação de ônibus. Foto: PMSBC / Gabriel Inamine.

Segundo a Prefeitura, mudança na altura do futuro Terminal Batistini visa permitir mais rapidez para motoristas no retorno sentido bairro e Centro

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, abriu duas alças de acesso na Estrada Galvão Bueno, na região do Batistini, nesta segunda-feira, 12 de julho de 2021.
O objetivo proporcionar mais segurança, conforto e fluidez aos cerca de 20 mil veículos que passam diariamente pelo trecho, segundo a administração municipal. As alças foram viabilizadas dentro do projeto de construção do Terminal Batistini e possuem 50 metros de extensão cada.
Com a mudança, o viário agora passou a contar com duas faixas de rolamento em cada sentido, no trecho correspondente à futura estação de ônibus.
Confira as mudanças no trânsito:
Com os novos acessos, motoristas que seguem em direção ao Centro deixarão de percorrer 3,5 quilômetros para fazer o retorno, enquanto no sentido bairro a economia será de 1 quilômetro. A expectativa é que a mudança também reflita em melhorias no tráfego de veículos da Estrada Galvão Bueno e da Avenida Maria Servidei Demarchi.

“Com a liberação desses retornos, muitos motoristas que antes seguiam no sentido Avenida Maria Servidei Demarchi para fazer o retorno na Rua dos Feltrins passarão a usar a nova alça, desafogando o trânsito nesta região”, explicou o secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador.

TERMINAL BATISTINI

Segundo a Prefeitura, as novas alças integram a configuração do viário que passará a contar em breve com o Terminal Batistini. Entretanto, não foi divulgada data para entrega da estrutura ao transporte coletivo.
“O equipamento contará com duas plataformas para embarque e desembarque, com 80 metros cada, que juntas terão capacidade para atender simultaneamente cinco ônibus convencionais e três articulados. O terminal terá edificações de apoio à operação, como bilheterias, sanitários públicos, guarita, prédio operacional e administrativo, bicicletário com capacidade para 60 bikes e elevador. O espaço conta também com área de estacionamento para ônibus e veículos”, detalhou a Prefeitura, em nota.
O terminal será ponto de transferência para os usuários que utilizam diariamente o Corredor da Estrada Galvão. Com 6,3 quilômetros de extensão, o corredor começa na rotatória do trecho sul do Rodoanel Mário Covas, se estendendo até o fim da Avenida Maria Servidei Demarchi, conforme detalhado pela Prefeitura.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Welton disse:

    Engraçado , acho que era um sonho do atual prefeito contribuir um terminal onde não tem nada , vamos ver se explica esse e o do Alvarenga que atualmente não serve pra nada .

    1. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

      Tudo para atender suas lojas. Moradias populares zero.

    2. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

      Desprefeito Orlando, trabalhando para alavancar suas lojas. Moradias populares zero.

  2. Heitor Henrique disse:

    Parabéns prefeito por recuperar SBC e terminar obras deixadas pela última gestão podre do PT estamos aliviandos por SBC e poder desfrutarmos de uma cidade maravilhosa

    1. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

      Moradias populares zero. Fora Desprefeito Orlando, é um retrocesso. Desprefeito Orlando dos ricos.

  3. Francisco disse:

    Inauguração de dois retorno …continuamos andando em círculo e nada muda e com isso vai se estendendo a inauguração do terminal

  4. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

    Moradias populares zero.

  5. Maria disse:

    E Cocala um radar a 30 por hora em uma subida correndo o risco tem que quase parar o carro. Acho que o mínimo 40 já que na frente já tem um de 50.

  6. Sbc disse:

    O Detran junto com a engenharia de tráfego só tem retardado… Único lugar do mundo onde se duplica a via da rotatória e coloca semáforo de entrada e saída… Sim isto mesmo… Semáforo para sair da rotatória kkkkkkk

  7. Douglas disse:

    Fluidez? No sentido bairro assim que a gente termina de subir da de cara com um radar de 30km/h e de duas faixas diminui para uma faixa, o trânsito trava em horário de pico, imagine quando as aulas voltarem ao normal…

    Estou gostando do que o prefeito Orlando fez até agora em São Bernardo, porém tem coisas principalmente no trânsito que não da para entender a dinâmica.

Deixe uma resposta