Três cidades do ABC Paulista terão feriado nesta sexta (09) e quatro terão dia útil

Em SBC, ônibus operam normalmente. Foto: Adamo Bazani.

Em São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Ribeirão Pires, a data foi mantida

JESSICA MARQUES

Três cidades do ABC Paulista terão feriado nesta sexta-feira, 09 de julho de 2021, e quatro terão dia útil. A data celebra a Revolução Constitucionalista de 1932.

Em São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Ribeirão Pires, o feriado foi mantido, portanto alguns serviços ao público estarão suspensos.

Por sua vez, em Santo André, Mauá, Diadema e Rio Grande da Serra, será dia útil pois o feriado já havia sido antecipado, como medida de combate à pandemia de covid-19, com o objetivo de conter a circulação de pessoas entre março e abril deste ano.

Na capital paulista, o feriado será mantido. Os serviços do Governo do Estado também serão alterados, pois o governador decidiu não antecipar a data.

Confira o funcionamento dos transportes metropolitanos na data:

Trens, metrô e ônibus da EMTU terão operação diferenciada no feriado de 9 de julho

Confira os detalhes de funcionamento de serviços no ABC Paulista, por cidade:

SANTO ANDRÉ – dia útil

Santo André antecipou quatro feriados para o período de 27 de março a 4 de abril, quando o município adotou um superferiado. Foram antecipados: 8 de abril (Aniversário de Santo André), 21 de abril (Tiradentes), 3 de junho (Corpus Christi) e 9 de julho (Revolução Constitucionalista de 1932). Portanto, nesta sexta-feira (9) não será feriado em Santo André.

SÃO BERNARDO DO CAMPO – feriado

A Prefeitura de São Bernardo informa que o feriado da Revolução Constitucionalista está mantido para o dia 9 de julho. O transporte coletivo vai operar normalmente. A partir desta sexta, o horário dos ônibus volta a ser normal e o toque de recolher será suspenso.

Leia mais:

São Bernardo do Campo volta a ter ônibus após às 22h e suspende toque de recolher

Confira o abre e fecha da cidade:

Atende Bem – As unidades dos bairros Rudge Ramos, Riacho Grande, Assunção, Alvarenga e Centro ficarão fechadas nesta sexta-feira (09/07), mas funcionam normalmente no sábado (10/07), das 7h às 13h. Os serviços devem ser agendados previamente na página da Prefeitura ou por meio do endereço: http://www.guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br.

Poupatempo – O posto do Poupatempo da cidade estará fechado na sexta-feira e o atendimento presencial ao público retorna no sábado (10/07), mediante agendamento prévio, das 7h às 13h.

Sala do Empreendedor – Atendimento suspenso na sexta-feira. O serviço retorna na segunda-feira (12/07), mediante agendamento pelo WhatsApp 2630-4612 e 2630-4686 ou pelo e-mail sala.empreendedor@saobernardo.sp.gov.br.

Bom Prato – O Bom Prato Dia & Noite (Rua Nicolau Filizola, 100) vai funcionar normalmente entre sexta-feira e domingo, das 7h às 9h, no café da manhã, das 10h30 até o término da cota diária, durante o almoço, e, a partir das 17h15 às 19h, no jantar. Já o posto avançado, no bairro Assunção (Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, 4381), vai funcionar normalmente na hora do almoço da sexta-feira. No sábado e domingo, a unidade ficará fechada.

Saúde – O atendimento ao público será realizado normalmente, tanto para hospitais como nas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento). Já as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Policlínicas, Centro Especializado de Reabilitação (CER), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e demais departamentos administrativos da Secretaria de Saúde estarão fechados nesta sexta-feira e retornarão às atividades normais na segunda-feira (12/07), a partir das 7h.

Coleta de lixo – A coleta de resíduos orgânicos domiciliar, seletiva, os Ecopontos, o serviço de varrição e a Operação Bota Fora funcionarão normalmente no período.

Feiras Livres – Funcionamento normal, incluindo varrição e lavagem das vias e coleta dos resíduos.

Serviço Funerário – Funcionamento normal, com plantão 24h.

Cemitérios Municipais – Funcionamento normal, com visitação aberta das 8h às 17h.

Defesa Civil – Não haverá alterações nos serviços. O atendimento será 24h por dia através do telefone de emergências “199”.

GCM – Funcionamento normal, com plantão 24h.

Parques municipais – Funcionamento normal. Os parques Salvador Arena (Rudge Ramos), e Raphael Lazzuri (Parque Anchieta), funcionam das 6h às 21h, enquanto o Parque das Bicicletas (Centro) abre às 7h e fecha às 21h. Já a Chácara Silvestre (Nova Petrópolis) funciona das 6h às 18h e o Parque Estoril (Riacho Grande) das 9h às 17h. A Praça Lauro Gomes no Centro recebe o público das 7h às 19h. O Parque da Juventude, por sua vez, abre das 6h às 18h e os equipamentos funcionam das 9h às 17h.

SÃO CAETANO DO SUL – feriado

Sim, será feriado dia 9 de julho e o transporte funcionará como nos sábados, com cerca de 30% da frota nas ruas (frota total de 48 veículos).

O que abre e fecha em São Caetano do Sul no feriado da Revolução Constitucionalista de 1932

Prefeitura – Não haverá expediente na sexta-feira (9/7). Retorno na segunda-feira (12/7);

Hospital Municipal Maria Braido – Plantão 24 horas; 

Hospital Infantil Márcia Braido – Pronto-Socorro faz plantão 24 horas; 

Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin e UPA Julio Marcucci Sobrinho – Plantão 24 horas;

Carreta Saúde em Movimento – Funcionamento das 7h às 24h, com atendimento de casos de síndromes gripais na Rua Saldanha Marinho, ao lado do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin; 

Centro Odontológico – Plantão 24 horas para casos de emergência; 

Farmácia de Alto Custo e Farmácia Básica – Não haverá expediente sexta-feira e sábado (9 e 10/7). Retorno na segunda-feira (12/7); 

Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centro de Especialidades Médicas, Centro Policlínico Gentil Rstom, USCA, CAISM, CEPADI, CAPS, Centro de Oncologia, CTNEN, Centro Oftalmológico e Casa da Gestante – Não haverá expediente sexta-feira e sábado (9 e 10/7). Emergências oftalmológicas no Hospital Márcia Braido e emergências de CAPS no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin;  

Disque Coronavírus – Agendamento de exame apenas pelo site http://coronasaocaetano.org/. O telefone 0800 774 4002 não funcionará sexta-feira e sábado (9 e 10/7); 

SOS Cidadão 156 (ambulância, PM, GCM, Defesa Civil e trânsito) – Plantão 24 horas; 

Telemedicina (0800 941-8543) e Ouvidoria da Saúde (whatsapp 93336-2932) – Plantão 24 horas;

Vacinação – Funciona normalmente para atender os agendamentos do dia;

Atende Fácil – Não haverá expediente na sexta-feira (9/7). Retorno na segunda-feira (12/7), das 9h às 17h;

Aulas remotas – Não haverá aula nesta sexta-feira (9/7). Retorno na segunda-feira (12/7);

Feiras Livres – Funcionamento normal;

Coleta de resíduo comum – Funcionamento normal;

Coleta seletiva – Funcionamento normal;

Parques municipais – Todos os parques estarão abertos durante o feriado, exceto o Parque Cidade das Crianças, que continua fechado. O Parque Espaço Verde Chico Mendes funcionará das 6h às 22h, enquanto os demais ficarão abertos das 6h às 18h, todos seguindo as determinações do Plano São Paulo.

DIADEMA – dia útil

Não será feriado na cidade. Conforme decreto publicado no dia 25 de março, ficaram antecipados os seguintes feriados, em razão da situação de calamidade e de emergência de saúde pública, reconhecida pelas autoridades competentes:

03 de junho — Corpus Christi;
09 de julho — Revolução Constitucionalista;
20 de novembro — Dia da Consciência Negra;
08 de dezembro — Imaculada Conceição (Padroeira de Diadema).

MAUÁ – dia útil

Em Mauá, o dia 9 de julho, será dia útil, pois o feriado foi antecipado para o 30 de março, conforme o Decreto Municipal Nº 8.861, publicado em 25 de março de 2021, o feriado da Revolução Constitucionalista de 1932 foi antecipado para 30 de março, como uma das medidas de controle da disseminação da pandemia no município.

RIBEIRÃO PIRES – feriado

A próxima sexta-feira (09/07) será feriado em Ribeirão Pires. O funcionamento do transporte coletivo municipal funcionará de acordo com a tabela de domingos e feriados disposta no site da empresa responsável.

O que funciona?

A UPA, os parques, supermercados, comércios, galerias, farmácias, bares e restaurantes funcionarão normalmente.

O que não funciona?

As UBSs, repartições públicas e bancos.

E a vacinação?

O drive thru da vacinação contra a Covid-19 funcionará normalmente nesta sexta-feira, imunizando o público 34+. No entanto, não haverá vacinação no fim de semana (tanto sábado, quanto no domingo), voltando normalmente na segunda-feira, dia 12.

RIO GRANDE DA SERRA – dia útil

Não será feriado. A cidade antecipou os feriados de Tiradentes, que seria em 21 de abril; o Dia do Trabalho, em 1º de maio; o aniversário da cidade, em 03 de maio; a Revolução Constitucionalista, em 09 de julho; e o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta