Nova ciclofaixa em Mogi das Cruzes (SP) vai ligar Cezar de Souza à região do Socorro

Projeto foi apresentado em reunião nesta semana. Foto: Divulgação

Projeto inclui as avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e João XXIII

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, no estado de São Paulo, vai implantar uma nova ciclofaixa ligando a região do Socorro ao distrito de Cezar de Souza, passando pelas avenidas Vereador Narciso Yague Guimarães e João XXIII. O projeto final foi apresentado durante uma reunião nesta semana, com a participação do prefeito Caio Cunha e representantes dos ciclistas do município.

Segundo o Executivo, a nova ciclofaixa vai iniciar nas proximidades da Praça Paulo Vaz Romero, no Socorro. Além disso, percorrerá a Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães pela pista sentido bairro-centro. Após o encontro com a Avenida Santa Rita, a ciclovia seguirá pelas duas pistas da avenida João XXIII, até o cruzamento com a Avenida Júlio Perotti.

A partir dali, a circulação dos ciclistas será feita pela pista sentido centro-bairro. Para isso, a sinalização de trânsito implantada no trecho recentemente recapeado da avenida João XXIII já foi adaptada para receber a ciclofaixa, que ficará próxima ao canteiro central.

Em seguida, após a ponte sobre o rio Tietê, os ciclistas transitarão por uma ciclovia compartilhada na calçada da pista sentido bairro-centro da avenida. A medida foi definida devido às características da calçada e a largura da via naquele ponto, que é menor que os outros trechos. A nova ciclofaixa terminará no encontro da avenida João XXIII com as avenidas Dante Jordão Stoppa e Presidente Castello Branco.

“A Prefeitura já iniciou a implantação de rampas de acessibilidade nas proximidades da ponte sobre o rio Tietê. Elas serão utilizadas para que os ciclistas tenham acesso entre a avenida e o espaço que será compartilhado. Além disso, será feita a pintura dos trechos por onde as bicicletas transitarão. Para garantir a segurança dos ciclistas, serão implantados tachões para separar a ciclofaixa do local de tráfego dos veículos automotores”, detalhou a administração municipal, em nota.

ATÉ OUTUBRO

A previsão da Prefeitura é de que todos os serviços sejam finalizados até o mês de outubro, quando a nova rota de ciclofaixa deverá estar concluída. A nova ciclofaixa também se interligará com outras estruturas para ciclistas, como as ciclofaixas da avenida Engenheiro Miguel Gemma e Júlio Perotti.

Mogi das Cruzes conta com 32,38 quilômetros de vias para bicicletas, o que inclui ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas existentes em diversas regiões da cidade, como os distritos de Jundiapeba, Braz e Cezar de Souza, a Vila Industrial e a região central. O índice é o maior de toda a região do Alto Tietê, segundo a Prefeitura.

30 QUILÔMETROS

O Executivo ressalta, em nota, que existe ainda a previsão para a implantação de mais 30 quilômetros de ciclovias, dentro dos projetos de desenvolvimento da região leste da cidade. A Secretaria Municipal de Transportes mantém um contato permanente com os grupos representativos dos ciclistas do município para discutir melhorias que possam ser adotadas na malha viária de Mogi das Cruzes.

Jessica Marques para o Diário do Transporte
Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta