Rondônia vai conceder gratuidade no transporte intermunicipal para quem estiver em tratamento de câncer

Foto: Divulgação Governo do Estado de Rondônia

Medida valerá em todo o estado e começa a valer no prazo de 120 dias a partir da publicação

WILLIAN MOREIRA

O Governo do Estado de Rondônia sancionou a lei nº 5.036 que concede passe livre para pessoas em tratamento contra o câncer no transporte rodoviário intermunicipal. Objetivo é permitir que essas pessoas consigam chegar aos locais de tratamento especializado, especialmente nas macroregiões de Cacoal e Porto Velho.

A passagem grátis neste transporte será válida enquanto o tratamento estiver sendo realizado pelo beneficiado e deve atender milhares de pacientes.

Para ter direito à gratuidade, o solicitante deve comprovar renda familiar inferior a dois salários mínimos, o que representa atualmente R$ 2.200, especificar qual tratamento irá receber e o local de atendimento para ser informado à empresa de transporte.

No estado de Rondônia quatro unidades de saúde credenciadas pelo SUS atendem pacientes com câncer: o Hospital Regional de Cacoal (HRC), na Região Central do Estado, e em Porto Velho, o Hospital de Amor Amazônia (HAA); Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e Instituto de Oncologia e Radioterapia São Pellegrino.

Entre os meses de janeiro a maio deste ano, apenas o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro realizou 3.491 atendimentos de alta complexidade de pessoas que têm como origem várias cidades de pontos diferentes do estado.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta