Viação Piracicabana entrega cinco novos ônibus ao transporte público de Praia Grande (SP)

Unidades começam a operar a partir desta quinta-feira. Foto: Divulgação.

Veículos possuem chassi Mercedes-Benz OF 1519 e carroceria Marcopolo

JESSICA MARQUES

A Viação Piracicabana vai entregar cinco novos ônibus ao transporte público de Praia Grande, no Litoral Paulista. Os veículos começam a operar a partir desta quinta-feira, 1º de julho de 2021, em linhas municipais.

Os novos ônibus possuem chassi Mercedes-Benz OF 1519 e carroceria Marcopolo. Segundo a Prefeitura, os veículos substituirão modelos mais antigos e possuem tecnologia de menor emissão de gases poluentes na atmosfera, além de ar-condicionado, Wi-Fi e itens de acessibilidade.

“Serão cinco modelos convencionais, com cerca de 42 lugares, e com a substituição, a idade média dos ônibus, em Praia Grande, passará de 3,5 anos para 3 anos (valor abaixo do previsto contratualmente, uma vez que a concessionária deve manter, durante a vigência da concessão, a frota com idade média de pelo menos cinco anos)”, informou a Secretaria de Transportes, em nota.

Ainda segundo a Prefeitura, os veículos contam com elevadores para cadeirantes na entrada central. Todos possuem espaço para cão-guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho para idosos, pessoas com deficiência, gestantes, mães com crianças de colo e obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da ABNT-NBR, que indica especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros.

As novas unidades substituem veículos Euro 3. Estes ônibus contam com a tecnologia Euro 5 e serão movidos a biodiesel. A Prefeitura detalhou que a emissão de gases poluentes na atmosfera é cinco vezes menor, sobretudo com o uso do agente regulador ARLA 32. Os veículos são preparados para atender os novos limites de emissão de gases de acordo com a legislação PROCONVE P7.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Alberto Ramos disse:

    Só espero que não tenha somente uma porta de saída como vários onibus dessa empresa e com a omissao da prefeitura de pg

Deixe uma resposta