Metrô de SP volta a licitar naming rights das estações Anhangabaú, Saúde, Consolação e Brigadeiro após insucessos em primeira tentativa

Linha 2-Verde: namings rights de duas estações não foram negociados; Metrô recusou ofertas

Companhia só conseguiu negociar direito de uso de marca das estações Penha e Carrão da Linha 3-Vermelha

ALEXANDRE PELEGI

O Metrô de São Paulo vai insistir na concessão de naming rights de estações da companhia que não conseguiram sucesso em leilões realizados recentemente.

Após colocar em licitação o direito de uso de marca de seis estações no mês de junho, apenas duas foram negociadas: Penha e Carrão, da Linha3-Vermelha.

No Diário Oficial deste sábado, 26 de junho de 2021, a Companhia volta a lançar o certame para as estações restantes: Saúde, Anhangabaú, Brigadeiro e Consolação.

As novas datas:

Estação Saúde (Linha 1)29 de julho 2021, às 10:00h

Estação Anhangabaú (Linha 3)30 de julho 2021, às 10:00h

Estação Brigadeiro (Linha 2)02 de agosto 2021, às 10:00h

Estação Consolação (Linha 2)03 de agosto 2021, às 10:00h


Como mostrou o Diário do Transporte, os leilões dos naming rights desses equipamentos não foram negociados, como pretendia o Metrô.

A primeira rodada de negociações fechou no dia 16 de junho de 2021. Apenas uma empresa participou de todos os processos licitatórios, a empresa DSM – Digital Sports Multimedia Ltda.

Os leilões foram realizados em sequência. Veja os lances e resultados:

NEGOCIADO = Estação Carrão (Linha 3) – 08 de junho 2021, às 10:00h = lance inicial de R$ 50 mil; valor final fechado em negociação direta com a Companhia em R$ 168 mil.

NEGOCIADO = Estação Penha (Linha 3) – 09 de junho 2021, às 10:00h = após lance de R$ 45 mil, fechou em negociação direta com a Companhia do Metrô em R$ 102 mil.

REJEITADO = Estação Saúde (Linha 1) – 10 de junho 2021, às 10:00h = valor inicial de R$ 40 mil chegou a ser aumentado para R$ 50 mil, o  que foi recusado pela Companhia.

REJEITADO = Estação Anhangabaú (Linha 3) – 11 de junho 2021, às 10:00h =  lance inicial de R$ 55 mil foi aumentado para R$ 80 mil, mas foi recusado pelo Metrô de SP.

REJEITADO = Estação Brigadeiro (Linha 2) – 14 de junho 2021, às 10:00h  = valor inicial de R$ 90 mil mensais, posteriormente aumentado para R$ 120 mil, recusado pelo Metrô.

REJEITADO = Estação Consolação (Linha 2) – 16 de junho 2021, às 10:00h = lance inicial de R$ 100 mil mensais; evoluiu para R$ 120 mil, mas proposta foi rejeitada.

O modelo de Naming Rights consiste na concessão do direito de associar uma marca ou produto a algum evento ou local.

No Brasil, a prática se tornou muito comum com casas de espetáculos e estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014, que tiveram os nomes associados a marcas de patrocinadores e empresas responsáveis pelos empreendimentos.

A Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU) da Prefeitura de São Paulo aprovou a proposta do Metrô no dia 10 de fevereiro de 2021.

O aceite do projeto foi obtido com sete votos a favor e três abstenções, e era fundamental para a Companhia poder prosseguir com o projeto. Foram analisadas questões como possíveis poluições visuais, mudanças estéticas e urbanísticas das estações e seu entorno, tomando como direção da discussão os fundamentos presentes na Lei Cidade Limpa.

Na justificativa da Companhia do Metropolitano de SP (Metrô) na reunião em que participou o Diretor Comercial, Cláudio Roberto Ferreira, foi colocado como exemplo a queda notável de receitas da empresa no ano passado devido à pandemia do coronavírus, caindo de R$ 2,126 bilhões em 2019 para R$ 957 milhões de receita tarifária em 2020. Ou seja, estes valores foram obtidos apenas com a comercialização e cobrança de bilhetes de embarque para viagem.

Outra intenção é aproximar as grandes marcas do modal, modelo similar presente nos sistemas metroviários de Nova Iorque, Dubai, Mumbai, Kuala Lumpur, Chicago, Boston e já no Rio de Janeiro, que conta com a estação Botafogo-Coca Cola.

Recentemente, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas –FIPE para realizar estudos técnicos que viabilizem a aplicação de naming rights nas estações Vila Olímpia (Linha 9 Esmeralda), Mooca (Linha 10 Turquesa), Luz (Linha 7 Rubi) e Brás (Linha 11 Coral).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

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Comentários

Comentários

  1. vagligeiro disse:

    Quem aí sente cheiro de jogada para vender barato?

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