Nova Friburgo retoma linhas de ônibus para bairros rurais após recuperar estradas

Município localizado em região serrana tem muitos distritos rurais. Foto de arquivo da antiga concessionária Faol de 2018 mostra problema recorrente em estradas vicinais

Linhas para Macaé de Cima, no 5º distrito (Lumiar), e Pilões, no 3º distrito (Campo do Coelho), voltaram a funcionar nesta quinta-feira (24)

ALEXANDRE PELEGI

A prefeitura de Nova Friburgo divulgou nesta quinta-feira, 24 de junho de 2021, que duas importantes linhas de ônibus voltaram a circular em Macaé de Cima, no 5º distrito (Lumiar), e Pilões, no 3º distrito (Campo do Coelho).

A administração municipal afirma que o retorno da circulação se deve a obras de melhorias realizadas em estradas vicinais nos últimos meses.

“O trabalho vem sendo realizado pela Prefeitura, através das equipes das Secretarias de Obras, Agricultura e Desenvolvimento Rural e das Subprefeituras de Campo do Coelho, de Lumiar e São Pedro da Serra”, informa comunicado do Executivo.

Para o subprefeito de Lumiar e São Pedro da Serra, Jorge Freimann, o retorno da linha de ônibus para Macaé de Cima é uma vitória para a comunidade e para os moradores. “Esta é uma estrada muito úmida, cercada por mata, então fizemos um trabalho aqui na região recuperando os pontos críticos para voltar o acesso do ônibus”, diz.

Já para o subprefeito de Campo do Coelho, Robson Oliveira, o retorno da linha de ônibus de Pilões, suspensa em 2020 devido às condições em que a estrada se encontrava, também é motivo de comemoração da comunidade do local. “Em Pilões fizemos drenagem pela extensão da via e melhoramos a pavimentação, o que possibilitou o retorno da linha de ônibus. Mas a manutenção por aqui continuará, pois sabemos que as estradas de chão se danificam rapidamente e por isso não podemos deixar de dar assistência”, prometeu o gestor.

As duas linhas de ônibus seguem os seguintes horários:

Macaé de Cima – 6h00 e 17h20 com partida de Macaé de Cima e 16h00 partindo da Estação Livre.

Pilões – partida às 06h15 e 16h35 da Estação Livre e 07h15 e 17h50 de Pilões.

Os horários podem sofrer alterações por motivos técnicos, de tráfego ou variações climáticas, informa a prefeitura, que diz ter previsão de outras ações para recuperar as estradas vicinais atendendo mais distritos e comunidades rurais.

Nova Friburgo, oficialmente declarada a “Suíça brasileira” pelo governo do Rio de Janeiro, é o município mais frio do estado, com forte apelo para o turismo devido à bela paisagem e aos vários atrativos, como rios, trilhas e lugares bucólicos.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta