Apenas novo Riocard Mais VT será aceito na SuperVia e nos ônibus da Baixada Fluminense a partir de sexta (18)

Quem possui um cartão Expresso, de cor rosa, ou qualquer tipo de gratuidade não precisa trocar. Foto: Divulgação.

Validadores serão atualizados e antigo modelo do vale-transporte não poderá mais ser utilizado pelos passageiros

JESSICA MARQUES

Apenas a versão atualizada do Riocard Mais Vale-Transporte será aceito na SuperVia e nos ônibus da Baixada Fluminense a partir desta sexta-feira, 18 de junho de 2021.

A terceira fase de atualização dos validadores para a leitura do novo Vale-Transporte chega às estações da SuperVia e à Baixada Fluminense nesta semana.

Desta forma, todo o sistema de trem e as linhas de ônibus municipais e intermunicipais de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Paracambi, Japeri, Seropédica e Queimados passarão a aceitar apenas o modelo de Vale-Transporte, na cor laranja. Assim, o antigo cartão deverá ser trocado.

Entretanto, quem possui um cartão Expresso, de cor rosa, ou qualquer tipo de gratuidade não precisa trocar, conforme detalhado pela Riocard Mais.

SUBSTITUIÇÃO

As equipes de atendimento atuam nas estações mais movimentadas dos principais meios de transporte, assim como em terminais rodoviários no Rio e na Região Metropolitana. A substituição dos cartões pode ser feita nas lojas Riocard Mais também.

Os locais funcionarão em dias úteis até as 19h com distribuição de senhas e a unidade da Central do Brasil abrirá aos sábados, exclusivamente, para a substituição dos cartões. Para saber onde estão as equipes acesse ondeestamos.riocardmais.com.br.

Para receber o novo cartão gratuitamente, é preciso apresentar o modelo antigo do VT. Não é necessário mostrar documentação, mas a troca deve ser feita pelo titular do cartão, já que o benefício é pessoal e intransferível.

Com a atualização dos validadores, o antigo Vale-Transporte não será mais aceito nos meios de transporte nessas cidades. A medida é necessária para a evolução do sistema de bilhetagem eletrônica – o cartão Riocard Mais é o único aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado em 43 cidades do Estado do Rio.

“O passageiro mantém os créditos de transporte e os benefícios tarifários atrelados ao cartão, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), ao trocar o antigo Vale-Transporte pelo o novo modelo. Para dar transparência ao processo, o cliente recebe, no ato da troca, um comprovante com todas as informações que estavam disponíveis no modelo antigo”, explicou a gerente de marketing da Riocard Mais. Melissa Sartori, em nota.

PRÓXIMAS ETAPAS

A próxima etapa acontecerá dia 25 de junho, quando os validadores do metrô passarão por este processo. O prazo de atualização de todos os validadores do sistema de transporte para leitura somente do novo modelo de VT está marcado para o dia 2 de julho, quando chegará a vez das linhas de ônibus do município do Rio de Janeiro, sistema BRT, VLT e vans legalizadas.

Em caso de dúvidas, a Riocard Mais disponibiliza o atendimento virtual Tomais pelo WhatsApp (2127-4000) e o site https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/institucional/trocavt para consultar o posto de troca mais próximo.

CONFIRA A LISTA DE EMPRESAS QUE DEIXAM DE ACEITAR O ANTIGO VALE-TRANSPORTE

– Sistema de trens da SuperVia;

– Empresas de ônibus: Transportes e Turismo Alto Minho, Viação Beira Mar, Empresa Brasil Transportes e Turismo, Viação Cidade do Aço, Empresa de Transportes Continental, Evanil Transportes e Turismo, Expresso São Francisco, Fazeni Transportes e Turismo, Empresa de Transportes Flores, Gardel Turismo, Expresso Nossa Senhora da Glória, Linave Transportes, Transporte Mageli, Master Transportes Coletivos de Passageiros, Viação Mirante, Cavalcanti Cia (Nilopolitana), Niturvia Nova Iguaçu Turismo e Viação, Viação Nossa Senhora da Penha, Viação Ponte Coberta, Expresso Real Rio, Rio D’Ouro Transportes Coletivos, Empresa Santa Terezinha, Viação São José, Solazer Transportes e Turismo, Transportadora Tinguá, Transportes Blanco, Transtur Vila Emil, Turismo Três Amigos, Unirio Transportes, Auto Viação Vera Cruz e Viação Vila Rica.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta