Prefeitura do Rio fiscaliza respeito aos direitos dos idosos no transporte público

Fiscais verificam se os ônibus estão parando nos pontos para os idosos e se a gratuidade está sendo respeitada. Foto: Divulgação.

Ação realizada nesta terça (15) também fiscaliza utilização de vagas de estacionamento

JESSICA MARQUES

A Prefeitura do Rio de Janeiro está fiscalizando o respeito aos direitos dos idosos no transporte público. A ação é realizada nesta terça-feira, 15 de junho de 2021, por meio das secretarias municipais de Transportes e de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida.

A operação marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Assim, técnicos das duas secretarias estão percorrendo pontos de ônibus na Tijuca e em bairros da Zona Sul. Os fiscais verificam se os ônibus estão parando nos pontos para os idosos e se a gratuidade está sendo respeitada.

A ação também inclui fiscalização de vagas de estacionamento destinadas a idosos, mediante a verificação da credencial no painel dos veículos particulares. Se for constatado que o automóvel está estacionado em vaga sinalizada como de uso exclusivo sem a devida identificação, o motorista será multado e terá seu veículo removido do local.

Estamos reforçando as abordagens de rotina em ônibus e vans em toda a cidade para verificar se o direito à gratuidade e assentos para idosos está sendo cumprido e averiguar se as vagas de estacionamento destinadas a este público estão sendo sinalizadas e sendo respeitadas em estabelecimentos comerciais como mercados e shoppings”, disse o subsecretário de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria Municipal de Transportes, Eduardo Furtado.

“Estamos verificando se a acessibilidade está sendo respeitada, se os ônibus estão parando próximos às baias e se a gratuidade está sendo respeitada também no transporte complementar. A ação inclui ainda a fiscalização do número de vagas para idosos e o cumprimento da determinação de instalação de placas verticais indicando essas vagas”, detalhou o secretário de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta