Santo André (SP) vai vacinar contra covid-19 motoristas de ônibus, do transporte escolar e agentes de trânsito

Entre as novas categorias beneficiadas estão também lactantes e profissionais de limpeza urbana. Foto: Divulgação / PSA.

Cidade recebeu vacina da Pfizer e vai ampliar a vacinação para novos públicos

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, vai vacinar contra covid-19 agentes de trânsito, motoristas dos ônibus municipais e motoristas e auxiliares de transporte escolares cadastrados na SATrans.

Os profissionais de limpeza urbana e lactantes com mais de 18 anos e que tenham filho com até um ano também terão imunização antecipada.

A informação foi divulgada pelo prefeito Paulo Serra nesta quinta-feira, 10 de junho de 2020. Nesta data, a cidade recebeu o primeiro lote da vacinas da Pfizer/BioNTech, com 8.712 doses.

“Santo André segue com eficiência vacinal que nos possibilita antecipar e expandir a vacinação a novos grupos, ampliando a proteção dos públicos prioritários. O esforço por novas doses segue para que possamos alcançar cada vez mais pessoas”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O agendamento ficará disponível no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local, horário disponíveis e documentos necessários.

Além disso, nesta etapa da campanha, o município segue vacinando gestantes e puérperas com mais de 18 anos, pessoas com deficiência permanente com ou sem BPC (Benefício de Prestação Continuada) e profissionais da educação com mais de 18 anos que atuam em instituições de ensino estadual, particular e municipal.

Com a chegada das doses, a cidade passa a oferecer três diferentes imunizantes. Além da vacina da Pfizer, são utilizadas doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan e Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.

Segundo a Prefeitura, até o momento, 228.232 pessoas do público-alvo foram imunizadas e 331.296 vacinas entre primeira e segunda dose foram aplicadas.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para esclarecer dúvidas e obter outras informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há o telefone 0800-4848004.

Em nota, a Prefeitura detalhou os documentos necessários para a imunização. Confira:

Todos os munícipes deverão, obrigatoriamente, apresentar comprovante de residência e documento de identidade. De acordo com a categoria, o munícipe precisará levar ainda documentação adicional.

Munícipes com deficiência permanente devem apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica.

Os profissionais da educação devem apresentar documento que comprove o vínculo ativo com a instituição de ensino, como holerite atualizado ou declaração emitida pela escola.

As gestantes e puérperas devem apresentar relatório médico indicando a vacinação, após avaliação dos riscos e benefícios. As lactantes deverão apresentar a certidão de nascimento da criança.

Agentes de trânsito e motoristas dos ônibus municipais devem apresentar documento que comprove vinculo ativo com a empresa, como holerite atualizado. Os motoristas e auxiliares de transporte escolar deverão apresentar licença emitida pela SATrans.

DOAÇÃO

O Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra, está recebendo doações. Quem for se vacinar pode levar 1 kg de alimento não perecível para doar nos drive-thrus. Os itens irão para o Banco de Alimentos, que está entregando os itens para as famílias em situação de vulnerabilidade.

A doação não é obrigatória para tomar a vacina, mas faz diferença na vida da família que recebe.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta