Metrô, CPTM e EMTU já vacinaram 81% dos trabalhadores da linha de frente com primeira dose contra covid-19

Para as categorias da linha de frente como segurança, limpeza (incluindo os terceirizados) e bilheteria a vacinação é para quem tem acima de 47 anos. Foto: Jessica Marques.

Postos de vacinação nos Transportes Metropolitanos vacinaram 10.556 pessoas, conforme balanço divulgado nesta quarta (09)

JESSICA MARQUES

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo informou que 81% dos trabalhadores do Metrô, da CPTM e da EMTU já foram vacinados com a primeira dose contra covid-19.

O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 09 de junho de 2021, data em que é comemorado o dia nacional da imunização.

“Desde meados de maio, quando foi iniciada a vacinação contra o coronavírus para os trabalhadores da linha de frente da CPTM, Metrô, das concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade e da EMTU 81% colaboradores da linha de frente das empresas cadastrados para a vacinação já receberam a primeira dose”, detalhou a secretaria, em nota.

Nesta primeira fase, foram incluídos operadores, maquinistas e pessoas que trabalham no CCO (Centro de Controle Operacional) de todas as idades.

Para as categorias da linha de frente como segurança, limpeza (incluindo os terceirizados) e bilheteria a vacinação é para quem tem acima de 47 anos. Também estão incluídos motoristas e cobradores de ônibus intermunicipais, segundo a Pasta.

PESSOAS EM GRUPO DE RISCO VOLTAM AO TRABALHO

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, após a imunização, os trabalhadores que estão em grupo de risco vão voltar ao trabalho após a segunda dose.

“Com as duas doses estarão mais protegidos para desempenhar suas funções. Além disso, os trabalhadores de grupos de risco que estão afastados poderão retornar ao trabalho”, afirmou Baldy.

POSTOS DE VACINAÇÃO

As empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos estão com oito postos de vacinação contra covid-19 em estações de metrô, da CPTM e em um terminal de ônibus da EMTU. Desde o dia 13 de maio, quando os postos foram abertos, ao todo 10.556 pessoas se vacinaram.

Confira as regras para imunização:

Pessoas de todos os grupos prioritários previstos no Plano Estadual de Imunização podem receber a 1ª dose da vacina nestes postos. O horário é de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h e as empresas ligadas à STM atualizam diariamente as informações de funcionamento em suas redes sociais. Para ter acesso às informações sobre os públicos que integram os grupos prioritários e suas respectivas obrigatoriedades, acesse o site https://vacinaja.sp.gov.br/.

Para agilizar o atendimento no dia da vacinação, é indicado que seja feito um pré-cadastro no site Vacina Já. É necessário informar nome completo, CPF, data de nascimento, endereço completo e telefone.

Postos de Vacinação contra Covid-19

Horário: das 9h30 às 17h

Locais:

CPTM

Linha 11-Coral: Estação Guainases

Linha 12-Safira: Estações São Miguel Paulista, Jardim Helena-Vila Mara e Itaim Paulista

Metrô

Linha 3-Vermelha: Estações Corinthians-Itaquera e República

EMTU

Terminal de Ônibus São Mateus

Metrô

Linha 4-Amarela: Estações República e Butantã

Secretaria dos Transportes Metropolitanos – A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta