Diário no Sul

Curitiba (PR) vai aplicar multas por desrespeito à faixa exclusiva para ônibus da Rua Marechal Deodoro

Fiscalização será feita pela Setran, após fim do período de adaptação. Foto: Daniel Castellano / SMCS.

Autuações têm início na próxima segunda (07)

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Curitiba, no Paraná, vai começar a aplicar multas por desrespeito à faixa exclusiva para ônibus da Rua Marechal Deodoro. As autuações terão início na próxima segunda-feira, 07 de junho de 2021.

Assim, o motorista de veículo particular que for flagrado dirigindo na nova faixa exclusiva será multado. A fiscalização será feita pela Setran (Superintendência de Trânsito).

O início das autuações será realizado após uma orientação realizada por agentes no trecho entre a Rua Ubaldino do Amaral e Prefeito Angelo Lopes, conforme detalhado pela Prefeitura, por meio de nota.

Nesta rua, os trechos com faixa exclusiva são para uso de ônibus urbanos, metropolitanos e de turismo, além de táxis com passageiros, conforme prevê o decreto municipal 472/2016. Para os demais, a infração de trânsito é de natureza gravíssima.

Além de multa no valor de R$ 293,47, a conduta acarreta sete pontos na carteira de habilitação, de acordo com previsão no inciso III do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): “transitar com o veículo na faixa ou via de trânsito exclusivo, regulamentada com circulação destinada aos veículos de transporte público coletivo de passageiros, salvo casos de força maior e com autorização do poder público competente”.

BENEFÍCIOS PARA O TRANSPORTE COLETIVO

A estimativa da Urbs é que a extensão de 1,5 quilômetro da nova faixa exclusiva gere aproximadamente cinco minutos de redução no tempo total de viagem.

Pelo local, passam seis linhas de ônibus urbanas (Rua XV/Barigui, Higienópolis, Tarumã, Alto Tarumã, Sagrado Coração e Detran/Vicente Machado) e quatro metropolitanas (Guaratuba/Guadalupe, Pinhais/Guadalupe, Piraquara/Santos Andrade e Piraquara).

A faixa exclusiva é fruto de um convênio entre a Urbs e a Comec (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba). Cerca de 12 mil passageiros atendidos por dez linhas de ônibus passam pela região.

SEGUNDO TRECHO

Este é o segundo trecho da Marechal Deodoro com faixa exclusiva para circulação dos ônibus. No sentido contrário da via, a medida já funciona entre as ruas João Negrão e Dr. Muricy.

Além de demarcar a faixa exclusiva, a nova sinalização informa sobre o novo limite de velocidade para a via, que passou de 60 km/h para 50 km/h.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta