Eletromobilidade

BYD afirma que operação de seus produtos no Brasil resultou na redução de mais de 256 mil toneladas de CO² por ano

Furgão 100% elétrico BYD eT3 deixa de emitir 14 toneladas de CO² por ano, o que equivale ao plantio de 99 árvores por veículo.

Na semana do meio ambiente, fabricante divulga resultados ambientais de seus veículos elétricos, de equipamentos logísticos e energia solar

ALEXANDRE PELEGI

Em comunicado à imprensa especializada, a BYD Brasil, fabricante de chassis de ônibus elétricos, que comercializa veículos e empilhadeiras, além de produzir no país módulos fotovoltaicos e baterias, afirma ter alcançado a marca de redução de mais de 256 mil toneladas de CO² por ano com a operação de seus produtos.

Isso equivale ao plantio de 1,8 milhão de árvores, compara a empresa de origem chinesa.

Neste sábado, 05 de junho de 2021, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a data foi escolhida pela BYD para apresentar os resultados ambientais de sua ação no Brasil.

A empresa ressalta que é sua prática combater as mudanças climáticas em todos os 50 países onde atua, o que pode ser visto desde na criação de um ecossistema completo de energia e transporte, desde a geração solar e armazenamento de energia até veículos totalmente elétricos que não produzem emissões de escapamento.

O Diretor de Marketing e Sustentabilidade da BYD, Adalberto Maluf, relata que “a empresa foi inaugurada em 1995 a partir do sonho de seu fundador, Sr. Wang Chuanfu, de permitir que a China crescesse sem poluição, por meio de energia limpa e da mobilidade elétrica. A BYD foi pioneira em baterias recarregáveis e se tornou uma defensora implacável do desenvolvimento sustentável, expandindo com sucesso suas soluções de energia renovável globalmente.”

Desde 2015 atuando no Brasil, a empresa tem negócios nos ramos de mobilidade urbana sustentável, logística verde e energia solar fotovoltaica.

As operações de seus produtos pelos clientes, empresas engajadas em preservar o meio ambiente, deixam de emitir mais de 256 mil toneladas de CO2 por ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 1,8 milhão de árvores, calcula a fabricante.

ÔNIBUS E TRILHOS: SOLUÇÕES SUSTENTÁVEIS

É em sua fábrica em Campinas, interior de São Paulo, que a empresa faz a montagem de ônibus padron de piso alto (D9A), piso baixo (D9W), ônibus para fretamento (D9F) e ônibus articulados de 22 metros piso alto e piso baixo (D11A e D11B). Estes chassis ganham carrocerias feitas por parceiros locais.

A BYD estima que cada ônibus 100% elétrico evita, em média, a emissão de 121 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 864 árvores por veículo.

O monotrilho suspenso SkyRail, outra solução da BYD, foi montado com um investimento de USD 1 bilhão por uma equipe de P&D com mais de mil profissionais. O modal será instalado em Salvador, Bahia, no projeto do “VLT do Subúrbio”.

LOGÍSTICA

O desenvolvimento da tecnologia de furgões, caminhões, empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores 100% elétricos é outro nicho de mercado disputado pela BYD. Sustentado em três pilares – uso de baterias de longa duração, economia de energia e proteção ao meio ambiente –, a fabricante participa hoje do segmento de logística verde.

Furgão: O Furgão 100% elétrico BYD eT3 não usa combustível, não polui e tem alta eficiência energética, com autonomia de 300 km com uma carga de até duas horas. Com capacidade para 720 kg de carga e espaço para 3,3 mil litros, o veículo deixa de emitir 14 toneladas de CO2 por ano de trabalho, o que equivale ao plantio de 99 árvores por veículo.

Caminhão: Já no caso de caminhões elétricos, a fabricante chinesa começou a pesquisar e a desenvolver tais veículos em 2012, se tornando a primeira empresa do mundo a investir em P&D nesse segmento. Os caminhões multivocacionais 100% elétricos BYD são utilizados no Brasil para a aplicação na coleta e compactação de lixo.  Cada caminhão desses evita, em média, a emissão de 133 toneladas de CO2 ao ano na atmosfera, o equivalente ao plantio de 949 árvores por veículo.

Empilhadeira: Desde 2009, a BYD investe no setor de empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores 100% elétricos com bateria de fosfato de ferro lítio. A linha completa de equipamentos tem capacidade de 1,6 a 25 toneladas, sem emissão de poluentes, com maior autonomia e recarga mais rápido que as tecnologias tradicionais de baterias.

No Brasil, a BYD já conta com 788 equipamentos em operação em empresas que estão procurando inovações e formas mais econômicas e sustentáveis de transportar seus materiais. Desde o início das operações, estes equipamentos deixaram de emitir 42.095 toneladas de CO2, o equivalente ao plantio de mais de 300 mil árvores.

ENERGIA SOLAR

As soluções de energia fotovoltaica da BYD são aplicadas em projetos de pequeno, médio e grande porte para segmentos residenciais, comerciais, industriais, rurais, investidores, concessionárias de energia, entre outros.

A BYD Energy do Brasil tornou-se a maior fabricante nacional de módulos fotovoltaicos. Fonte de energia limpa e renovável, esses produtos proporcionam independência energética e economia. São adequados para usinas centralizadas e/ou distribuídas nas mais diversas potências e dimensões.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta