Diário no Sul

Chapecó (SC) terá 25 novos ônibus para o transporte coletivo

Veículos são de modelo Volksbus 17-230. Foto: Divulgação.

Veículos foram adquiridos pela Auto Viação Chapecó

JESSICA MARQUES

Os passageiros do transporte coletivo de Chapecó, em Santa Cataria, vão contar com 25 novos ônibus para o transporte coletivo. A apresentação dos veículos foi feita nesta segunda-feira, 31 de maio de 2021.

Os ônibus foram adquiridos pela Auto Viação Chapecó. Os modelos são Volksbus 17.230, conforme detalhado pela fabricante ao Diário do Transporte.

Nesta segunda, os proprietários da concessionária Auto Viação Chapecó, o presidente João Scopel e o diretor de negócios, Jonny Scopel, apresentaram os novos veículos ao prefeito, João Rodrigues.

“São veículos com suspensão pneumática, que dão mais conforto, portas elétricas, que tem sistema antiesmagamento operado eletronicamente e que não anda enquanto as portas estiverem abertas, dando mais segurança ao passageiro. Além disso são veículos que geram menos ruídos e com carregador USB nos bancos”, disse Scopel.

CATRACA NA FRENTE

Os veículos possuem elevador semiautomático para pessoas com deficiência. A catraca passa a ser posicionada na frente, ou seja, na entrada e não mais no meio do veículo, para facilitar o controle de acesso. A troca de marchas é automática, que melhora a dirigibilidade para o motorista e amplia o conforto dos passageiros.

FROTA E OPERAÇÃO

Segundo a Prefeitura, com a retiradas de veículos que estavam próximos de dez anos a idade média da frota é de 3,18 anos. Cada ônibus custou cerca de R$ 400 mil à empresa.

Scopel afirma que o modelo mais velho em operação é de 2015. Assim, são 80 ônibus no total e oito reservas para atender a população.

Atualmente, são transportados 23 mil passageiros por dia. Antes da pandemia eram 49 mil, segundo a administração municipal.

A concessionária informou que normalizou as 24 linhas, mantendo a determinação sanitária de 50% de ocupação. Também estão previstas ações para atender novas demandas da Secretaria de Defesa do Cidadão e Mobilidade.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta