Espírito Santo inicia vacinação de trabalhadores do transporte coletivo contra covid-19

Imunização será realizada nos 78 municípios. Foto: Divulgação.


Ato simbólico realizado em Vitória marca o início da imunização de aproximadamente 20 mil pessoas

WILLIAN MOREIRA

Na manhã desta quarta-feira, 26 de maio de 2021, no Palácio Anchieta em Vitória, o Governo do Estado do Espírito Santo iniciou a vacinação contra covid-19 dos trabalhadores do transporte coletivo rodoviário. A imunização inclui motoristas e cobradores.

Totalizando 19.577 pessoas, a vacina aplicada a este grupo vem do uso de porcentagem de doses da reserva técnica, conforme a disponibilidade do imunizante. O primeiro envio acontece ainda nesta semana por meio de nova remessa de doses pelo Ministério da Saúde.

“É uma alegria darmos início à vacinação desses trabalhadores que estão expostos todos os dias. Em nenhum lugar do mundo, em nenhum modal, seja trem, ônibus ou metrô, as pessoas conseguem totalmente ficar sentadas durante os horários de pico. Por isso, pedimos que as pessoas, se puderem, possam esperar um ônibus menos cheio ou até mesmo adiantar ou retardar seus horários habituais para evitar aglomerações”, explicou o governador Renato Casagrande, em nota divulgada para a imprensa.

O governador ainda reforçou que funcionários do sistema aeroportuário e portuários devem em breve ser contemplados, mas no caso dos motoristas e cobradores eles precisam ter a rapidez na vacinação por estarem em uma situação de exposição maior.

O governo estadual passou uma orientação para os 78 municípios que vão aplicar a vacina para que estes trabalhadores rodoviários tenham sua imunização operacionalizada seguindo o chamamento ou agendamento, como também que seja apresentado no dia em que a pessoa for a unidade de saúde, um documento que comprove o exercício da profissão.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta