Belém (PA) vai implantar paradas de ônibus seletivas na Avenida Presidente Vargas

Agentes orientaram usuários e motoristas dos coletivos nesta semana. Foto: Divulgação.

Serão quatro pontos ao longo da via e cada linha vai parar em apenas dois, alternadamente

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Belém, no Pará, vai implantar paradas de ônibus seletivas na Avenida Presidente Vargas, no centro. No novo sistema, serão quatro pontos ao longo da via e cada linha fará apenas duas paradas alternadas.

O objetivo da mudança é tornar o fluxo mais dinâmico e evitar engarrafamentos. A decisão foi tomada pela SeMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) após um levantamento técnico da situação das paradas de ônibus do centro histórico de Belém em janeiro.

Nesta semana, a Prefeitura realizou uma operação organizada pela Divisão de Educação para o Trânsito da SeMOB, como parte da campanha Maio Amarelo. A ação teve como objetivo orientar os passageiros que ocupam uma faixa da rua no ponto de ônibus.

A organização do grupo que espera o ônibus é prejudicada pela obstrução das calçadas ou pelo fato de o ônibus parar fora da área prevista para embarque e desembarque.

“O trabalho educativo desenvolvido neste mês de maio, portanto, se torna um preparativo para orientar usuários e operadores do sistema de transporte público antes da implementação das mudanças, que beneficiarão toda a mobilidade nesta que é uma das principais vias da área central de Belém”, informou a Prefeitura, em nota.

Durante a atividade, uma equipe formada por agentes de educação, trânsito e transporte abordaram tanto os usuários, quanto os motoristas de ônibus, para orientar sobre a forma correta de acesso ao transporte público na área.

“As pessoas se acostumaram a esperar na rua pelo ônibus. Além de ser um risco desnecessário, você não ganha mais tempo para embarcar. Na verdade, acaba atrasando o trânsito. Com a pista ocupada, o ônibus se vê obrigado a parar fora do ponto ou em filas duplas o que, por sua vez, formam engarrafamentos. É um erro atrás do outro, por isso a SeMOB está intensificando a educação e a fiscalização no local”, afirmou a chefe de Educação para o Trânsito da SeMOB, Tatiane Pinheiro.

CONSCIENTIZAÇÃO

Até o dia 21, a ação está sendo realizada no ponto de ônibus da Avenida Presidente Vargas próximo à Rua Manoel Barata, local escolhido por ser um dos mais movimentados no acesso ao transporte público.

“Os ônibus costumam estacionar afastados da calçada. Além disso, não tem espaço na calçada para gente ficar. É tanto camelô que só ficou a rua para a gente esperar o ônibus”, afirmou a dona de casa Juliana Pimentel.

VENDEDORES INFORMAIS

Em relação aos vendedores informais, a Organização Pública de Belém informou que vem fazendo um trabalho de educação e conscientização para que eles se adequem às normas de ordenamento público.

“Neste primeiro momento, a Organização Pública realiza serviços de orientação aos vendedores informais, a fim de garantir o cumprimento do Código de Posturas do Município no que se refere, principalmente, à desobstrução das vias de acesso para os pedestres”, disse o coordenador da Organização Pública, Rafael Braga.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta