Após greve, metrô e monotrilho iniciam as operações normalmente nesta quinta (20) em São Paulo

Paralisação foi suspensa, mas nova greve não está descartada caso não haja acordo com a Companhia

ADAMO BAZANI

As estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha de metrô e 15-Prata de monotrilho abriram normalmente às 04h40 desta quinta-feira, 20 de maio de 2021, após uma greve dos metroviários afetando parte do sistema que ficou toda a quarta-feira sem operações.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, que são concedidas à iniciativa privada, não pararam nesta quarta-feira.

Trens da CPTM e os ônibus também operam sem restrições.

A decisão dos metroviários de voltar ao trabalho foi tomada em assembleia virtual no fim da noite desta quarta-feira (19), com 75,99% dos votos pela suspensão.

Os trabalhodores optaram por voltar às atividades diante de uma proposta apresentada na tarde desta quarta-feira (19) pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho).

Entre os índices sugeridos pelo MPT e o TRT estão reajuste salarial e no Vale-Refeição e Vale Alimentação de 7,79% a partir de maio de 2021 e pagamento em 31 de janeiro de 2022, da 2ª parcela da PPR de 2019 (judicializada) mediante a formalização de um acordo que contemple as condições e critérios do valor a ser pago. (Veja mais abaixo a proposta na íntegra)

O Metrô não aceitou a proposta do MPT e do TRT, mas os trabalhadores viram positivamente os índices. As negociações devem continuar e uma nossa assembleia está prevista para a próxima terça-feira, 25 de maio de 2021.

Os metroviários inicialmente pediam reajuste salarial de 9,72% como reposição dos salários e de 29% como reposição de Vale Refeição e Vale Alimentação de 29% referentes a 2019 e 2020.

Os trabalhadores pediram também o pagamento da PR (Participação nos Resultados) dos últimos dois anos, que não foi feito pelo Metrô.

GREVE PEGOU PASSAGEIROS DE SURPRESA:

A categoria cruzou os braços à 00h desta quarta-feira, 19 de maio de 2021, pedindo, entre outros pontos, reajuste salarial, alegando reposição; de benefícios e por participação nos resultados.

Apesar de ter já indicado a possibilidade de greve desde a semana retrasada, o Sindicato dos Metroviários só decretou a paralisação depois das 21h desta terça-feira (18), o que fez com que muita gente que usa o metrô a partir das 04h40 fosse pega de surpresa, uma vez que teve de dormir cedo para ir trabalhar ou mesmo para fazer tratamento médico.

A Justiça Trabalhista determinou, já na semana passada, 80% das operações nos horários de pico e de 60% nas demais faixas horárias.

A EMTU (que gerencia os ônibus metropolitanos) e a SPTrans (dos ônibus municipais) preparam esquemas especiais,  com alterações de linhas e frota, para minimizar os impactos da greve dos metroviários.

A prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), informou na manhã desta quarta-feira, 19 de maio de 2021 que, em função da greve dos metroviários, o rodízio municipal de veículos para automóveis foi suspenso nesta quarta-feira, 19 de maio de 2021.

Segundo a prefeitura, com a suspensão, a circulação de veículos leves foi liberada no centro expandido desde a 0h desta quarta-feira, 19 de maio de 2021, independentemente do final da placa.

A circulação de automóveis também foi liberada das 21h desta quarta (19) até às 5h desta quinta (20), no horário em que o rodízio segue o toque de restrição, ainda de acordo com a nota.

AS PROPOSTAS DO TRT E MPT:

Ainda na tarde desta quarta-feira, 19 de maio de 2021, houve uma reunião de conciliação no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para tentar acabar com a greve do Metrô.

Diante do impasse, a justiça trabalhista e o Ministério Público do Trabalho apresentaram a seguinte proposta:

– Reajuste salarial e no Vale-Refeição e Vale Alimentação de 7,79% a partir de maio/2021;

– Pagamento diferido do adicional noturno de 40% até janeiro de 2022, e pagamento das diferenças atrasadas nos meses de fevereiro, março e abril de 2022;

– Pagamento diferido do adicional de férias: Pagamento de 60% até janeiro de 2022, e pagamento das diferenças atrasadas nos meses de fevereiro, março e abril de 2022;

– Gratificação por tempo de serviço: congelamento por um ano a partir de maio de 2021, com o restabelecimento dos pagamentos a partir de maio de 2022;

– Pagamento em 31 de janeiro de 2022, da 2ª. parcela da PPR de 2019 (judicializada) mediante a formalização de um acordo que contemple as condições e critérios do valor a ser pago;

– Abono salarial a ser pago em 31 de março de 2022, equivalente ao piso normativo da categoria dos metroviários vigente em março de 2022 para todos os empregados;

– Manutenção de todas as demais cláusulas previstas na Sentença Normativa 2020/2021;

O TRT e o MPT propuseram também uma “cláusula de paz”, na qual aos trabalhadores suspenderiam o Movimento Grevista e a Cia do Metrô se comprometeria a não realizar demissão, punição e desconto salarial durante o procedimento judicial 2021/2022.

O Metrô não concordou com as propostas econômicas, mas que aceitaria a cláusula de paz.

A companhia ainda expôs no encontro que pode melhorar a sua proposta do dia 17 de maio, antecipando o pagamento da PR de 31 de janeiro de 2022 para 31 de agosto de 2021 e o abono salarial de 31 de março de 2022 para 31 de janeiro de 2022

    

ÔNIBUS AUXILIARAM OS PASSAGEIROS DO METRÔ:

Os passageiros sem metrô só chegaram aos compromissos, mesmo que com alguns atrasos, por causa dos esquemas especiais de ônibus, tantos municipais da capital paulista (SPTrans) como metropolitanos (EMTU).

 

REIVINDICAÇÕES INICIAIS:

Os metroviários pedem reajuste salarial de 9,72% como reposição dos salários e de 29% como reposição de Vale Refeição e Vale Alimentação de 29% referentes a 2019 e 2020.

Os trabalhadores pediram também o pagamento da PR (Participação nos Resultados) dos últimos dois anos, que não foi feito pelo Metrô.

A paralisação tinha sido marcada para ocorrer na quarta-feira da semana passada, 12 de maio de 2021, mas durante uma das reuniões de tentativa de conciliação, o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) pediu que não houvesse a greve para análise de novas propostas.

Na ocasião, o Metrô ofereceu proposta de correção de 2,61% (índice do ano passado), a ser paga em janeiro de 2022, caso a demanda de passageiros volte a ser igual a antes da pandemia de covid-19.

A Companhia do Metropolitano ainda apresentou proposta de pagar a segunda parcela da PR (Participação dos Resultados) referente a 2019 em janeiro de 2022, vinculado também à recuperação da demanda aos patamares pré-pandemia.

Na segunda-feira, 17 de maio de 2021, houve outro encontro no TRT, mas sem acordo também.

Já nesta terça-feira, 18 de maio de 2021, o Metrô não compareceu ao TRT.

Por causa da greve dos metroviários nesta quarta-feira, 19 de maio de 2021, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) solicitou às empresas operadoras de ônibus aumento de quantidade de veículos na frota.

Segundo a gerenciadora, “foram acionadas as empresas Metra, ABC, Benfica, Carapicuíba, Osasco, Urubupungá, EAOSA, Ribeirão Pires, Tucuruvi, Imigrantes, Riacho Grande, Triângulo, Radial, Vila Galvão, Guarulhos Transportes e Raposo Tavares para reforçar a frota de todas as linhas metropolitanas que atendem o município de São Paulo, principalmente aquelas integradas às estações do Metrô.”

ÔNIBUS MUNICIPAIS (SPTRANS)

A SPTrans informa que a operação Paese (Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionada às 4h com 163 veículos nas linhas especiais e vem sendo ajustada de acordo com a necessidade. Desde as 8h25, o Paese opera com uma frota de 315 coletivos, conforme o seguinte:

Linha 1 AZUL

Metrô Jabaquara – Praça da Sé
40 ônibus

Metrô Tucuruvi – Praça do Correio
28 ônibus

Metrô Santana – Praça do Correio
30 ônibus

Linha 2 VERDE
Metrô Vila Prudente – Metrô Ana Rosa
27 ônibus

Metrô Ana Rosa – Metrô Vila Madalena
26 ônibus


Linha 3 VERMELHA

Itaquera – Pq. Dom Pedro II
40 ônibus

Metrô Artur Alvim – Pq. Dom Pedro II
20 ônibus

Metrô Vila Matilde – Pq. Dom Pedro II
20 ônibus

Barra Funda – Praça da Sé
15 ônibus


Linha 15 PRATA (Monotrilho)

Apoio com a linha 5110 – Terminal São Mateus – Terminal Mercado
69 ônibus

A SPTrans determinou às concessionárias que aumentassem o número de partidas em todos os horários e que mantenham em circulação a totalidade da frota ao longo de toda a operação, nos horários de pico da manhã, entrepico e pico da tarde.

Além disso, 25 linhas que ligam os bairros às estações de metrô tiveram seus percursos prolongados até a região central, conforme abaixo:

Linha 1 Azul – 19 linhas
Linha 3 Vermelha – 6 linhas

As equipes da SPTrans em campo monitoram a execução do plano Paese, apoiando a operação dos ônibus nas estações.

 

Detalhes da Operação Paese

Tramo Sul – Linha Azul
Metrô Jabaquara – Praça da Sé (circular)

Itinerário
Sentido único – Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, Rua dos Jequitibás, Av. Eng. George Corbisier, R. Farjala Koraicho, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Dr. Hugo Beolchi, Viaduto Dante Delmanto, Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Jabaquara, Rua Domingos de Morais, Rua Prof. Noé de Azevedo, Rua Vergueiro, Av. da Liberdade, Largo Sete de Setembro, Rua da Glória, Viaduto Mie Ken, Rua Barão de Iguape, Av. da Liberdade, Rua Vergueiro, Rua Prof. Noé de Azevedo, Rua Domingos de Morais, Av. Jabaquara, Av. Dr. Hugo Beolchi, Viaduto Dante Delmanto, Av. Dr. Hugo Beolchi, Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, Av. Eng. George Corbisier, Av. Gen. Daltro Filho, Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro.

Obs.: As linhas 5022-10 “Santa Margarida – Jabaquara” e 5018-10 e 5018-31 ambas denominadas “Shopping Interlagos – Jabaquara”, deverão operar em sistema circular no Metrô Jabaquara.

Desintegração parcial das linhas

Estação Jabaquara – LETREIRO SAÚDE
5022-10 STA. MARGARIDA – JABAQUARA
5702-10 REFÚGIO STA. TEREZINHA – METRÔ JABAQUARA

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Saúde do Metrô e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Av. Jabaquara, Rua Paracatu, Rua Biobedas, Av. Miguel Estéfano, Av. Jabaquara


Estação Conceição – LETREIRO ANA ROSA
5757-10 CID. JÚLIA – METRÔ CONCEIÇÃO
5752-10 VL. MISSIONÁRIA – METRÔ CONCEIÇÃO
5759-10 PQ. PRIMAVERA – METRÔ CONCEIÇÃO

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Ana Rosa e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Av. Hugo Beolchi, Av. Jabaquara, Rua Domingos de Moraes, Rua Vergueiro, Retorno Rua Vergueiro, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Moraes, Av. Jabaquara, Av. Hugo Beolchi.

Estações Praça da Árvore, Saúde e São Judas – LETREIRO PARAÍSO
4727-10 JD. CLIMAX – METRÔ PÇA. DA ÁRVORE
4732-10 Vl. LIVIERO – METRÔ SAÚDE
4742-10 JD. CLIMAX – METRÔ SÃO JUDAS

 

Deverão ser prolongadas até as imediações da estação Paraíso e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Av. Jabaquara, Rua Domingos de Morais, Rua Vergueiro, Rua Dr. João Morais,  Rua Apeninos, Rua Paraíso, Rua Vergueiro, Rua Domingos de Morais, Av. Jabaquara

TRAMO NORTE – LINHA AZUL
Metrô Tucuruvi – Praça do Correio Circular

Itinerário:
Sentido único – Rua Paulo de Faria – Av. Tucuruvi – Pça. Flavio Império – Av. Luis Dumont Vilares – Pça. Orlando Silva – Rua Dr. Olavo Egidio – Av. Cruzeiro do Sul – acesso – Marginal do Tietê – acesso – Ponte das Bandeiras – Av. Santos Dumont – Av. Tiradentes – Rua Brigadeiro Tobias – Rua Riskallah Jorge – Av. Prestes Maia – Pça. Pedro Lessa – Contorno Sobre Túnel Norte/Sul – Av. Prestes Maia – Av. Tiradentes – Rua Pedro Vicente – Av. Cruzeiro do Sul – Ponte Cruzeiro do Sul – Av. Cruzeiro do Sul – Rua Duarte de Azevedo – Rua Jovita – Av. Gal. Ataliba Leonel – Av Luis Dumont Vilares – Av. Alvaro Machado Pedrosa – Rua Paulo de Faria – contorno – Av. Paulo de Faria.

Metrô Santana – Praça do Correio Circular

Itinerário:
Sentido único – Av. Cruzeiro do Sul (Ponto em frente ao Bingo) – contorno – Av. Cruzeiro do Sul – acesso – Marginal do Tietê – acesso – Ponte das Bandeiras – Av. Santos Dumont – Av. Tiradentes – Rua Brigadeiro Tobias – Rua Riskallah Jorge – Av. Prestes Maia – Pça. Pedro Lessa – Contorno Sobre Tunel Norte/Sul – Av. Prestes Maia – Av. Tiradentes – Rua Pedro Vicente – Av. Cruzeiro do Sul – Ponte Cruzeiro do Sul – Av. Cruzeiro do Sul (Ponto do Bingo).

Desintegração parcial das linhas integradas

Estação Tucuruvi

1705-10 JD. SÃO JOÃO – METRÔ TUCURUVI TRANSNOROESTE
1709-10 JD. JOAMAR – METRÔ TUCURUVI

Deverão ser prolongadas até o Metrô Santana e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Av. Luis Dumont Villares, Av. Ataliba Leonel, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Duarte de Azevedo, Rua Ezequiel Freire, Av. Ataliba Leonel, Av. Luis Dumont Villares

 

1765-10 JD. CABUÇU – METRÔ TUCURUVI
1767-10 PQ. EDU CHAVES – METRÔ TUCURUVI

Deverão ser prolongadas até o Metrô Santana, obedecendo ao seguinte itinerário:
Normal até Av. Guapira, Av. Tucuruvi, Av. Luis Dumont Villares, Av. Gal Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais, Rua Ezequiel Freire, Av. Gal Ataliba Leonel, Av. Luis Dumont Villares, Rua Alvaro Machado Pedrosa, Rua Paulo de Faria, Contorno, Rua Paulo de Faria, prosseguindo normal.

 

2029-10 JD. FONTALIS – METRÔ TUCURUVI
1772-10 JD. FILHOS DA TERRA – METRÔ TUCURUVI

Deverão ser prolongadas até o Metrô Santana, obedecendo ao seguinte itinerário:

Normal até Av. Antonio Maria De Laet, Rua Paranabi, Rua Paulo de Faria, Av. Tucuruvi, Av. Luis Dumont Villares, Av. Gal Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais, Rua Ezequiel Freire, Av. Gal Ataliba Leonel, Av. Luis Dumont Villares, Rua Alvaro Machado Pedrosa, Rua Paulo de Faria, Contorno, Rua Paulo de Faria.

2028-10 VL. AYROSA – METRÔ TUCURUVI

Deverá ser prolongada até o Metrô Santana, obedecendo ao seguinte itinerário:
Normal até Av. Antonio Maria De Laet, Rua Paranabi, Rua Paulo de Faria,
Av. Tucuruvi, Av. Luis Dumont Villares, Av. Gal Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim,
Rua Leite De Morais, Rua Ezequiel Freire, Av. Gal Ataliba Leonel, Av Luis Dumont Villares, Rua Alvaro Machado Pedrosa, Av. Tucuruvi, Av. Antonio Maria De Laet, Rua Claudino Inácio Joaquim, prosseguindo norma.

2023-10 CACHOEIRA – METRÔ TUCURUVI
Deverá ter sua operação paralisada e sua frota transferida para a linha 1783-10.

2020-10 HORTO FLORESTAL – METRÔ TUCURUVI

Deverá ser prolongada até o Metrô Santana, obedecendo o seguinte itinerário:
Normal Até Av. Luis Dumont Villares, Av. Gal Ataliba Leonel, Rua Dr. Zuquim, Rua Leite de Morais, Rua Ezequiel Freire, Av. Gal Ataliba Leonel, Av Luis Dumont Villares, prosseguindo normal.

 

178Y-10 VL. AMÉLIA – METRÔ JD. SÃO PAULO

Deverá ser prolongada até o metrô Santana e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Av. Leôncio de Magalhães, Pça. Orlando Silva, Av. Ataliba Leonel, Rua Alfredo Guedes, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Duarte de Azevedo, Pça. Orlando Silva, Av. Leôncio de Magalhães.

Estação Carandiru – LETREIRO PRAÇA DO CORREIO
1721-10 VL. SABRINA – METRÔ CARANDIRÚ
2032-10 JD. BRASIL – METRÔ CARANDIRÚ

Deverão ser prolongadas ao setor central e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Av. Cruzeiro do Sul, Rua da Cantareira, Rua João Teodoro, Av. Tiradentes, Av. Prestes Maia, Retornando em sistema circular sobre o Túnel Tom Jobim, Av. Prestes Maia, Av. Tiradentes, Rua Pedro Vicente, Av. Cruzeiro do Sul.

9166-10 JD. SANTA CRUZ – TERM. CACHOEIRINHA (operação paralisada)

TRAMO PAULISTA – IPIRANGA – LINHA VERDE

Não haverá desintegração de linhas do tramo, devendo permanecer com operação normal.

TRAMO LESTE – LINHA VERMELHA

Itaquera – Parque Dom Pedro II

Itinerário:

Ida – Terminal Itaquera (Estação Corinthians-Itaquera), R. Dr. Luiz Aires (Estação Artur Alvim), Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), Av. Conde de Frontin (Estações Vl. Matilde e Penha), R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Viaduto Pires do Rio, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Alcântara Machado, R. da Figueira (Estação Pedro II), Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II.
Volta – Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, acesso ao Viaduto Trinta e Um de Marco, Av. Alcântara Machado, Acesso a rampa Ascendente, Viaduto Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Pires do Rio, R. Melo Freire (Estações Tatuapé e Carrão), Av. Conde de Frontin (Estações Penha e Vl. Matilde), Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações GuilherminaEsperança e Patriarca), R. Dr. Luiz Aires (Estação Artur Alvim), Terminal Itaquera (Estação Corinthians-Itaquera).

Metrô Artur Alvim – Parque Dom Pedro II – VIA RADIAL

Itinerário:
Ida – Rua Boipeva (Estação Artur Alvim), Av. Águia de Haia, Rua Guariata, Rua Patativa, Rua Taperaçu, Av. Águia de Haia, Rua Br. de Tromai, R. Dr. Luiz Aires, Av. Antonio Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), Av. Conde de Frontin (Estações Vl. Matilde e Penha), R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Viaduto Pires do Rio, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Alcântara Machado, R. da Figueira (Estação Pedro II), Viaduto Diário Popular, Pq. D. Pedro II.
Volta – Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, acesso ao Viaduto Trinta e Um de Março, Av. Alcântara Machado, Acesso a rampa Ascendente Viaduto Alcântara Machado, Viaduto Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Pires do Rio, R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Av. Conde de Frontin (Estações Vl. Matilde e Penha), Av. Antonio
Estevão de Carvalho (Estações Patriarca e Guilhermina-Esperança), R. Dr. Luiz Aires, Rua Br. de Tromai, Av. Águia de Haia, Rua Guariata, Rua Patativa e Rua Boipeva (Estação Artur Alvim).

 

Metrô Vl. Matilde – Parque Dom Pedro II – VIA RADIAL

Itinerário:
Ida – Rua Alvinópolis (Estação Vl. Matilde), Viad. Carlos de Campos, Av. Conde de Frontin (Estação Penha), R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Viad. Pires do Rio, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viad. Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Pedro II), R. da Figueira, Viad. Diário Popular, Pq. D. Pedro II.
Volta – Pq. D. Pedro II, Av. do Exterior, acesso ao Viaduto Trinta e Um de Março, Av. Alcântara Machado, rampa ascendente, Viaduto Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado (Estação Belém), Viaduto Pires do Rio, R. Melo Freire (Estações Carrão e Tatuapé), Av. Conde de Frontin (Estação Penha), Viaduto Dona Matilde, R. Cumai, R. Evans, R. Alvinópolis.

 

Desintegração parcial das linhas integradas

Estação Penha

273J-10 JD. ROMANO – METRÔ PENHA

Deverá ser prolongada até o Terminal Aricanduva de forma circular utilizando as seguintes vias:

Av. Amador Bueno da Veiga, Rua Padre João, Rua Caquito, Rua Carlos Meira, Rua Rodovalho Júnior, Rua Henrique de Souza, Rua Capital Avelino Carneiro, Rua Comendor Cantinho, Rua Coronel Rodovalho, Terminal Aricanduva, Rua Vereador Cid Galvão da Silva, Rua Capitão João Cesário, Praça Oito de Setembro, Rua Penha de França, Rua Padre Antonio Benedito, Rua Dr. João Ribeiro, Av. Amador Bueno da Veiga.

Estação Tatuapé
3462-10 VL. SANTANA – METRÔ TATUAPE

Deverá ser prolongada até o Pq. D. Pedro II e operar em sistema circular – com parada operacional na Avenida do Exterior, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março, Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Rua Piratininga, rampa ascendente, Vd. Alcântara Machado Av. Alcântara Machado.

Estação Bresser
3539-10 CID. TIRADENTES – METRÔ BRESSER
407I-10 CONJ. MANOEL DA NÓBREGA – METRÔ BRESSER

Deverão ser prolongadas até o Pq. D. Pedro II e operar em sistema circular – com parada operacional na Avenida do Exterior, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:

Corredor Radial Leste, Rua da Figueira, Vd. Diário Popular, Av. Exterior, Vd. 31 de Março Rua da Figueira, Av. Rangel Pestana, Rua Piratininga, rampa ascendente, Vd. Alcântara Machado, Av. Alcântara Machado.

 

TRAMO OESTE – LINHA VERMELHA

Desintegração parcial das linhas integradas

Letreiro Largo do Arouche
948A-10 ZATT – METRÔ BARRA FUNDA

Deverá ser prolongada ao setor central e operar em sistema circular, utilizando o Corredor formado pelas seguintes vias:
Normal até a Estação Barra Funda do Metrô, Av. Auro Soares Moura Andrade, Rua Mário de Andrade, Av. General Olímpio da Silveira, Av. São João, Largo do Arouche.

8500-10 TERM. PIRITUBA – METRÔ BARRA FUNDA
Letreiro Largo do Paissandu

Deverá ser prolongada ao setor central e operar em sistema circular, utilizando o
Corredor formado pelas seguintes vias:

Normal até a Estação Barra Funda do Metrô,
Rua Quirino dos Santos, Av. Marquês de São Vicente, Rua Norma Pieruccini Giannotti, Av. Rudge, Viaduto Orlando Murgel, Av. Rio Branco, Largo do Paissandú.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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