Vacinação de motoristas e cobradores vai atingir 47 mil profissionais apenas dos sistemas EMTU e SPTrans, diz prefeitura de São Paulo

Profissional do transporte é imunizada enquantp é observada pelo prefeito Ricardo Nunes e o secretário de Mobilidade e Transportes, Levi Oliveira

Imunização ocorre em 468 UBSs e oito megapostos. Veja os endereços

ADAMO BAZANI

A vacinação contra a covid-19 de motoristas e cobradores de ônibus na cidade de São Paulo vai atingir na capital paulista os 47,7 mil trabalhadores de transporte coletivo somente dos sistemas municipal (São Paulo Transporte – SPTrans) e metropolitano (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU).

A informação é da prefeitura por meio de nota no início da tarde desta terça-feira, 18 de maio de 2021, primeiro dia da imunização.

O prefeito Ricardo Nunes acompanhou a vacinação no Mega Posto do Centro Empresarial de São Paulo (CENESP), no Jardim São Luís (Zona Sul da cidade) ao lado do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, dos secretários municipais Edson Aparecido (Saúde), Levi Oliveira (Transportes), Casa Civil (Ricardo Tripoli), e de outras autoridades.

“A vacinação na cidade de São Paulo está caminhando muito bem, e agora atendendo estes trabalhadores que são essenciais para a cidade de São Paulo”, disse Nunes, em nota lembrando que outras campanhas estão em andamento na capital, como a vacinação de grávidas e puérperas com comorbidades.

Segundo a prefeitura, nesta terça-feira, os oito mega postos são destinados para a aplicação da primeira dose da vacina (Pfizer e AstraZeneca), assim como as 468 UBSs, que também vão aplicar a primeira e a segunda doses, em todos os grupos descritos no Instrutivo nº 21 da campanha de imunização.

Para se imunizar é preciso apresentar um documento de identificação (preferencialmente CPF) e um documento comprovante de vínculo empregatício, como crachá ou holerite. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que a ida aos locais de vacinação aconteça de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos, e com o pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) preenchido, para agilizar o tempo de atendimento. Basta inserir dados como nome completo, CPF, “Foi uma categoria que não parou durante toda a pandemia, trabalharam o tempo todo com o transporte das pessoas dessa cidade. Por isso a vacinação no dia de hoje é muito importante”, disse Edson Aparecido na mesma nota.

A prefeitura de São Paulo reforçou ainda que a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades acima de 18 anos (que foi retomada nesta segunda-feira (17) continuará nesta terça-feira (18) e quarta-feira (19). Após essa data, a vacinação deste grupo estará sujeita a disponibilidade deste imunizante, devendo a UBS manter lista de espera para convocação.

Para a vacinação, é preciso apresentar documento de identificação (preferencialmente CPF) e comprovante de condição de risco (exames, receitas, relatório ou prescrição médica), contendo o CRM do médico. As puérperas também precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê. São consideradas comorbidades doenças cardiovasculares, diabetes, pneumopatias crônicas, cirrose hepática, obesidade mórbida e casos de hipertensão. O detalhamento encontra-se nesta lista, disponibilizada na página Vacina Sampa.

A VACINAÇÃO NA CIDADE NESTA TERÇA-FEIRA:

– 468 Unidades Básicas de Saúde (UBS)

Horário: De segunda a sexta, das 7h às 19h

Veja os endereços:  http://buscasaude.prefeitura.sp.gov.br/

– AMA/UBS Integradas

Funcionamento: 7h às 19h, inclusive aos sábados e feriados.

– Oito Mega Postos

Funcionamento: 8h às 17h

1) SHOPPING ARICANDUVA

Avenida Aricanduva, 5.555, Estacionamento Auto Shopping Acesso pelo Portão P4, Aricanduva

2) FACULDADE SANTA MARCELINA

Rua Cachoeira Utupanema, 40 – Itaquera

3) UNISA SANTO AMARO

Rua Isabel Schmidt, 349

4) CENTRO EMPRESARIAL DE SÃO PAULO

Av. Maria Coelho Aguiar, 215 – Acesso pelo Terminal João Dias ou Metrô Giovanni Gronchi

5) CLUBE HEBRAICA

Rua Ibianópolis, 781

6) ALLIANZ PARQUE

Av. Francisco Matarazzo, 1.705

7) CLUBE PAULISTANO

Rua Honduras, 1.400

8) LIONS CLUB VILA MATILDE

Rua Cel. Luis Gonzaga Azevedo, 11

Informações sobre a campanha de imunização da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo podem ser obtidas no seguinte link: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/coronavirus/index.php?p=307599

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

Deixe uma resposta