Diário no Sul

Vicasa assina TAC para melhoria dos serviços das linhas de integração de Canoas a Porto Alegre e das linhas metropolitanas

Ônibus da Vicasa. ligação Canoas a Porto Alegre. Foto: Anderson Cabral / Ônibus Brasil

Assinatura do termo reuniu governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério Público e empresa de transporte na sexta-feira, 14 de maio

ALEXANDRE PELEGI

A Viação Canoense S.A. (Vicasa), empresa de transporte que atua na região metropolitana, atendendo aos mercados de Porto Alegre e Canoas, assinou na sexta-feira, 14 de maio de 2021, um termo de ajustamento de conduta (TAC) com vistas a melhorar a qualidade do serviço prestado em suas linhas.

A assinatura do termo contou com a participação do governo do Estado do Rio Grande do Sul, do Ministério Público de Canoas e de representantes da empresa de transporte.

A Vicasa havia recebido um requerimento da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam) e da Metroplan, órgão responsável pela fiscalização e gestão do Sistema de Transporte Metropolitano de Passageiros, para que sanasse problemas referentes à qualidade e à falta de horários nas linhas que integram os bairros do município de Canoas ao Trensurb, em Porto Alegre, e nas linhas metropolitanas.

O plano de melhorias, resultado do TAC, será divido em três etapas.

A primeira etapa iniciou nesta segunda-feira (17) conforme noticiou o Diário do Transporte, com a empresa Transcal, de Cachoeirinha (RS), assumindo parte das linhas que ligam Canoas a Porto Alegre, além de linhas de integrações em Canoas.

As linhas que a Transcal passou a operar são: – Linha Estância Velha a Porto Alegre; Linha Industrial a Porto Alegre; Linha Guajuviras a Porto Alegre; e Linha semi-direta Guajuviras a Porto Alegre/Praia de Belas.

A segunda etapa foi dividida em duas fases, e entra em operação dia 24 de maio, com operação das linhas de Integrações também pela Transcal: Estância Velha, Niterói, Barreto, Guajuviras via Boqueirão, Residencial Guajuviras via Avenida Esperança e Hispânica, Santa Maria/Guajuviras. Na segunda fase, a partir de 31 de maio, a Transcal assume as linhas de Integrações: Mathias Velho, Florianópolis, Harmonia/Mato Grande, Fátima, e Igara/Petrobrás/Ozanan.

PREÇOS E VEÍCULOS

As linhas de integração circularão com veículos da categoria Executivo, porém o preço cobrado será do Convencional.

Já para as linhas ligando Canoas a Porto Alegre e vice-versa, os veículos utilizados serão da categoria Convencional com ar-condicionado.

No total serão mais 40 ônibus, o que representa aumento de 110% no número de viagens, passando das atuais 244 para 514. A ampliação da oferta levou à contratação de mais 65 profissionais por parte da empresa.

O secretário da Saam, Luiz Carlos Busato, explicou que a operação será acompanhada pela equipe de fiscalização de transporte da Metroplan. “Durante os próximos 45 dias, serão avaliadas demandas e ofertas, para que no final do período possa ser feito o ajuste conforme a necessidade. Caso não cumpram o acordo, a empresa será autuada e poderá perder a concessão“.

Os horários e os itinerários estão disponíveis no site da Metroplan já a partir desta segunda (17).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. carlos souza disse:

    A Transcal é do mesmo grupo da Vicasa e da Sogal?Se for,phyodhew.

Deixe uma resposta