Ciclovia do Rio Pinheiros recebe 130 pontos de iluminação inteligente

Foto: Diário do Transporte

Ação é uma parceria do governo estadual com a empresa ENEL

WILLIAN MOREIRA

O Governo do Estado de São Paulo junto com a ENEL entregou na noite desta sexta-feira, 7 de maio de 2021, o primeiro trecho de três quilômetros da ciclovia do Rio Pinheiros com iluminação inteligente.

Ao todo são 130 pontos com lâmpadas LED no trecho da região da Vila Olímpia, um investimento no valor de R$ 1 milhão pela concessionária do setor de energia elétrica.

Esta ação faz parte do plano da gestão Doria de tornar o local mais atrativo e seguro para a prática dos ciclistas na parte da noite, incluindo a já prevista instalação até julho deste ano de 40 câmeras de monitoramento.

Também é estimado de forma gradual expandir esse sistema de iluminação para o restante da ciclovia ao lado dos trilhos da CPTM, atraindo ainda mais frequentadores.

Essas benfeitorias, como as câmeras, são de responsabilidade do grupo Farah Services, que em 2020 atendeu o chamamento público e assumiu a gestão da via para bicicletas, já promovendo o corte da grama, recapeamento de pontos da via, sinalização nova, instalação de bebedouros, banheiro e pontos de apoio, com a contrapartida de ter o direito de explorar o local de forma comercial, como em ações de publicidade ou locação de espaços.

A Nova Ciclovia do Rio Pinheiros assim batizada no ato da nova administração, possui 21,5 km e conta com uma média de 70 mil ciclistas por mês.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta