Baldy visita obras de requalificação da estação Santo Amaro da Linha 5

Pierrini, presidente da ViaMobilidade à esquerda, e secretário Baldy, segundo da direita para a esquerda

No momento, trabalhos estão concentrados na ampliação do corredor de integração com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM, e na criação de plataformas auxiliares

ALEXANDRE PELEGI

O secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, visitou o canteiro de obras da Estação Santo Amaro de metrô nesta sexta, dia 7 de maio de 2021.

Baldy estava acompanhado do presidente da ViaMobilidade, Francisco Pierrini, responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás, que responde pela obra de requalificação na Estação, iniciada em janeiro de 2020.

A obra, prevista no contrato de concessão da Linha, amplia a área de transferência que liga a estação à Linha 9-Esmeralda da CPTM, e compreende também a construção de plataformas auxiliares.

A obra já tem 47,96% realizado.

No momento, os trabalhos estão concentrados na ampliação do corredor de integração com a Linha 9-Esmeralda, da CPTM, e na criação de plataformas auxiliares.

Em comunicado à imprensa, a ViaMobilidade enviou detalhes técnicos da obra, informando que são aproximadamente 4000 m² de área construída entre plataformas, mezanino e passarela de integração

O projeto contempla ainda oito escadas rolantes novas e quatro elevadores.

Na extremidade de cada plataforma ampliada, do lado da CPTM, a obra de requalificação prevê a instalação de três escadas rolantes e uma escada fixa, além da implantação de quatro elevadores, um em cada extremidade de cada plataforma ampliada, sendo duas no lado Guido Caloi e duas no lado CPTM.

Na plataforma da CPTM serão instaladas duas novas escadas rolantes e novas passarelas externas, que servirão para ampliar a plataforma, com 7 metros de largura em cada um dos sentidos.

A obra consiste ainda em 1.100 toneladas de estrutura metálica, 1.500 m³ de concreto e 3.300 metros em fundações profundas

Com 84 trabalhadores no momento, todas as etapas da obra estão sendo executadas em meio a operação das duas linhas, sobre e as margens do Rio Pinheiros ao lado de uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo (Marginal Pinheiros).

O prazo final por contrato é janeiro de 2022.

A ViaMobilidade atualiza periodicamente o status do andamento das obras, em todas as fases do processo de requalificação, em seu perfil do Facebook e em seu site: (http://www.facebook.com/ViaMobilidadeSP/) e (http://www.viamobilidade.com.br/

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta