Veículos podem circular pelas vias mesmo sem passageiros
JESSICA MARQUES
Os táxis de João Pessoa, na Paraíba, agora podem circular livremente pelas faixas exclusivas de ônibus, inclusive sem passageiros.
A Semob-JP (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana) autorizou a livre circulação de taxistas nas vias exclusivas para ônibus nesta semana. A medida foi publicada no Semanário Oficial da Prefeitura de João Pessoa, nesta segunda-feira, 03 de maio de 2021.
Contudo, a medida beneficia exclusivamente taxistas cadastrados na Semob-JP, em qualquer horário e dia da semana, em todas as faixas exclusivas de ônibus existentes ou a serem implantadas futuramente. Desde 2016, taxistas já podiam usar a faixa exclusiva de ônibus, mas, apenas se estivessem transportando passageiros no momento da circulação.
De acordo com o superintendente da Semob-JP, George Morais, a autorização tem como objetivo agilizar as viagens sem prejuízo ao transporte coletivo, tendo em vista que o serviço de táxi realiza um trabalho regulamentado pelo município e a utilização das faixas não interfere na operacionalidade dos ônibus.
“Vamos continuar monitorando e avaliando a circulação nas faixas, primando pela velocidade dos ônibus. Observamos que mesmo com a utilização dos taxistas não foi detectada redução da velocidade dos ônibus do sistema de transporte coletivo urbano”, explica George Morais.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
