Presidente Prudente dispensa licitação e contrata concessionária municipal para o transporte escolar

Foto: Silvio Cesar Cardoso / Ônibus Brasil

Prudente Urbano, que detém a concessão dos serviços de transporte coletivo, receberá R$ 1,6 milhão para atender nos meses de maio e junho

ALEXANDRE PELEGI

A concessionária do transporte público de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, foi contratada pela prefeitura por dispensa de licitação para o transporte escolar nos meses de maio e junho.

A decisão pela escolha da Prudente Urbano foi oficializada nessa sexta-feira, 30 de abril de 2021, e tem efeito retroativo de um dia.

O valor do contrato é de R$ 1.635.686,00 e corresponde ao repasse semestral feito pelo Governo do Estado de São Paulo para bancar metade do passe escolar.

Como é verba do governo do estado, os valores são tabelados para todos os municípios em função da quantidade de alunos.

Mesmo ainda na fase vermelha do Plano São Paulo, o que mantém as aulas suspensas no município, a prefeitura justifica a contratação.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Jurídicos, responsável pelo ato, “com o retorno de algumas atividades da rede estadual que demandam o deslocamento dos estudantes às unidades e a iminência do retorno ao ensino presencial tanto no Estado quanto no município, faz-se necessário contratar a prestadora de serviços responsável pelo transporte dos estudantes, o que motivou a referida contratação“.

Os recursos vêm em boa hora para a empresa que, como todo o setor de transporte urbano e rodoviário, atravessa uma grave crise financeira.

Em janeiro deste ano a Prudente Urbano recebeu uma ajuda da prefeitura através da antecipação da compra de passes para alunos atendidos pelo Centro de Avaliação e Aprendizagem (Centrinho).

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta