Informe publicitário

Otimização do planejamento e da operação no transporte coletivo é foco de parceria entre empresas de tecnologia

Valmir Colodrão, CEO da Praxio

Após crise causada pela pandemia, Praxio e Goal Systems firmam parceria para ajudar as empresas a manter o equilíbrio econômico-financeiro em operações do setor transporte de passageiros.

 

Otimizar o planejamento e a operação das empresas de transporte de passageiros tem sido primordial, pois assegura a prestação de um serviço essencial ao deslocar passageiros, em especial profissionais de saúde que atuam no combate ao coronavírus.

Porém, a tarefa está longe de ser simples. Primeiramente, porque é preciso manter a oferta de dos serviços, mesmo com a redução significativa de demanda. Em segundo lugar, porque os esforços em sustentar o equilíbrio no caixa exigem estratégias de gestão aprimoradas.

É diante deste cenário que a Praxio e Goal Systems, especialistas no transporte coletivo de passageiros, firmaram parceria, com o objetivo de reduzir custos, dar mais flexibilidade, produtividade e otimizar o planejamento e a operação de ônibus.

O objetivo da parceria é proporcionar aos gestores e operadores uma nova forma de se planejar o transporte público, mais ágil e econômica, com a aplicação da Inteligência Artificial, capaz de gerar milhares de opções distintas de planejamento em questão de segundos. A tecnologia permite alcançar o melhor aproveitamento possível de veículos e mão de obra, reduzindo os custos da operação. Em tempos de pandemia, cada centavo importa. Ter uma operação eficiente é prioridade.

O processo de otimização é bastante flexível e possibilita aos operadores cumprir o seu quadro de horários, a frequência, os itinerários e as paradas, com a quantidade ideal de veículos, tripulação, quilometragem produtiva e ociosa, observando-se todas as regras operacionais e trabalhistas. A inteligência contida no sistema também permite obter de fontes diversas a demanda de passageiros por faixa horária e determinar a oferta ideal para atendê-la, reduzindo os custos operacionais, sem prejuízo do atendimento aos passageiros.

Além de contar com uma poderosa ferramenta de simulação de cenários, essencial em tempos de pandemia e desequilíbrio entre oferta e demanda, as empresas de ônibus irão se beneficiar de ganhos de produtividade em função da otimização das tabelas de horário, dos turnos de motoristas e cobradores, do planejamento de veículos e da tripulação, da programação das escalas e do replanejamento diário.

O motor de cálculo por trás da otimização

“A tecnologia, cujo principal diferencial é um poderoso motor de cálculo, alcançando níveis de solução dificilmente alcançáveis pela mente humana, é um dos grandes aliados para ajudar o transporte público a passar por essa crise, a sobreviver e a entrar a uma nova etapa, que a gente ainda nem sabe como vai ser. A questão da otimização é essencial nesse contexto, e como nós temos essa expertise, e a Praxio tem grande presença no Brasil, entendemos que a aliança é muito oportuna e tem valor para todos. Juntos, queremos alcançar o mercado com uma tecnologia de ponta, que traga retorno financeiro no curto prazo para os nossos clientes”, diz Romano Garcia, diretor da Goal Systems para o Brasil.

A empresa, que conta com trajetória de 30 anos, possui mais de 200 clientes e está presente em mais de 25 países atuando em todos os modais, viu na brasileira Praxio a oportunidade de transformar a gestão neste mercado e auxiliar o setor a recuperar o fôlego para os próximos anos.

Assim, o sistema de otimização é integrado ao ERP Globus, da Praxio – um sistema de gestão especialista que atua em todas as frentes na gestão de empresas de transporte, do backoffice à operação.

“Para as empresas de transporte, essa tecnologia representa ganho em tempo e competitividade, que só é possível com a experiência prévia que a Praxio possui em soluções, tecnologias e integrações no setor, como também a confiança que existe entre ela e seus clientes”, complementa Garcia.

Segundo Valmir Colodrão, CEO da Praxio, a parceria é mais um passo em direção à consolidação da Praxio como um hub de soluções tecnológica para o transporte de passageiros. Atualmente, a empresa possui Market share de 52% no setor rodoviário urbano.

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta