VÍDEO: GCM de São Bernardo do Campo (SP) dispersa mais de 1.900 pessoas em aglomerações no fim de semana

Pessoas participavam de festas irregulares. Foto: Divulgação.

Operação Toque de Recolher também encerrou quatro ‘pancadões’ e lacrou cinco estabelecimentos

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, realizou neste fim de semana mais uma Operação Toque de Recolher, com objetivo de combater aglomerações na cidade. Entre sábado e domingo, 24 e 25 de abril de 2021, mais de 1.900 pessoas foram dispersadas de aglomerações.
Toda a ação, comandada pela GCM (Guarda Civil Municipal), resultou no encerramento de quatro pancadões e cinco estabelecimentos comerciais lacrados por descumprimento dos decretos municipais.

Segundo a Prefeitura, no domingo, equipes do ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) acabaram com três pancadões realizados de maneira irregular, em vias públicas, com pessoas aglomeradas, sem qualquer distanciamento social, máscara ou adoção de medidas de caráter preventivo para combater a disseminação do coronavírus. Os eventos, que reuniam carros de som e competição de manobras entre motociclistas, foram flagrados no Jardim Limpão, Parque São Bernardo e bairro dos Casa.

Por sua vez, no sábado, outra festa foi dispersada, desta vez, no Montanhão. Durante a operação, a Guarda Civil Municipal encerrou a atividade de 38 estabelecimentos comerciais, sendo que cinco foram lacrados após as equipes de fiscalização constatarem reincidência do descumprimento de decretos municipais e regras do Plano São Paulo. Entre os flagrantes, uma pizzaria foi lacrada no bairro Paulicéia, depois da GCM encontrar cerca de 30 pessoas escondidas no interior do comércio.

Confira o vídeo da ação:

BALANÇO

Iniciada no dia 27 de fevereiro, a Operação Toque de Recolher é realizada diariamente no município. Além das forças policiais de São Bernardo do Campo, a iniciativa conta com apoio da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Obras e Planejamento Estratégico. A ação integra pacote de medidas adotado pela Prefeitura no enfrentamento à covid-19.

Desde o início, mais de 84 mil pessoas foram orientadas, enquanto 51.686 veículos foram abordados. Deste total, 100 automóveis foram recolhidos e apreendidos por apresentarem irregularidades. Outros 1.128 estabelecimentos comerciais foram fechados.

DENÚNCIA

Além da fiscalização e patrulhamento realizado pela GCM, moradores também podem denunciar situações de desrespeito às normas do Plano São Paulo através do telefone 153. O atendimento é feito 24 horas por dia.
ÔNIBUS E TOQUE DE RECOLHER

Segundo o Prefeito Orlando Morando, a cidade vai manter o toque de recolher das 22h às 4h, com a interrupção de serviços, como de transportes municipais.

A frota de ônibus deve continuar em 70% do que era colocado nas ruas antes da pandemia.

Relembre:
https://diariodotransporte.com.br/2021/04/23/sao-bernardo-do-campo-tem-70-da-frota-de-onibus-em-operacao-e-toque-de-recolher-continua-das-22h-as-04h-na-segunda-semana-da-fase-de-transicao/

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Informe Publicitário
Assine

Receba notícias do site por e-mail

Comentários

Deixe uma resposta