Daimler cria unidade de serviços financeiros própria para os negócios de caminhões e ônibus

Mudanças foram anunciadas nesta segunda (26). Foto: Divulgação.

Subsidiária fornecerá apoio direcionado para as vendas, oferecendo opções como leasing e soluções de mobilidade

JESSICA MARQUES

O Grupo Daimler divulgou nesta segunda-feira, 26 de abril de 2021, que vai criar uma unidade de serviços financeiros própria para os negócios de caminhões e ônibus.

Com a mudança, a nova subsidiária da Daimler Truck AG fornecerá apoio direcionado para as vendas de caminhões e ônibus com soluções de financiamento sob medida, leasing e soluções de mobilidade.

“Colegas da futura organização da Daimler Truck Financial Services serão transferidos para a nova empresa e farão parte da família mundial Daimler Truck antes da separação e listagem independente prevista. Stephan Unger assumirá a direção dessa nova unidade de serviços financeiros interna a partir de 1º de julho de 2021, passando a ser membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG”, detalhou o grupo, em nota.

Stephan Unger faz parte do Conselho de Administração da Daimler Mobility AG desde 2012. Anteriormente, ele foi responsável por Finanças & Controle, Administração de Riscos e Soluções de Mobilidade Digital. Sua carreira o levou a várias posições administrativas em Finanças & Controle, inclusive na Mitsubishi Motors Corporation, no Japão, que fazia parte então da DaimlerChrysler AG e Mercedes-AMG GmbH. Em 2020, Stephan Unger assumiu também a responsabilidade pelo controle de investimentos na área de serviços de mobilidade digital.

MUDANÇAS DE ADMINISTRAÇÃO DA DAIMLER TRUCK

Também nesta segunda, a Daimler Truck AG anunciou a composição do novo Conselho de Administração e uma série de mudanças organizacionais e administrativas, previstas para ocorrer até 1º de julho de 2021. Essas mudanças foram planejadas para aumentar a eficiência, velocidade de decisão e capacidade de melhor atender as necessidades dos clientes da Daimler Truck AG pelo mundo.

O anúncio foi feito em preparação para a separação da Daimler AG e listagem independente na Bolsa de Valores de Frankfurt, planejada para o final de 2021.

A Daimler Truck AG decidiu realinhar sua estrutura de negócios. Isso significa que as marcas e unidades operacionais, que estão ativas globalmente nas regiões de vendas mais importantes da América do Norte (Freightliner, Western Star, Thomas Built Buses), Europa e América Latina (Mercedes-Benz Trucks) e Ásia (FUSO e BharatBenz), terão maior independência empresarial e mais oportunidade de decisão no futuro.

“Além disso, a autonomia de tomada de decisões e os recursos necessários para o desenvolvimento de produtos serão organizados pelas respectivas marcas da Daimler Truck nas diferentes regiões. Isso inclui as funções de Engenheiro Chefe para o desenvolvimento completo do veículo, previamente ancoradas estruturalmente no desenvolvimento global da Daimler Trucks & Buses, que passam agora a serem designadas especificamente para as regiões correspondentes. Isso permitirá que as marcas de veículos como a Freightliner, na América do Norte, a Mercedes-Benz Trucks, na Europa e América Latina, e a FUSO, na Ásia, possam proporcionar a melhor oferta possível de produtos e serviços aos seus respectivos clientes”, detalhou o grupo, em nota.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O CEO da Daimler Truck, Martin Daum, lidera a empresa com uma equipe no Conselho de Administração que possui todos os pré-requisitos para formar a futura Daimler Truck AG independente. Karin Rådström é responsável pelas regiões da Europa e América Latina e pela marca Mercedes-Benz Truck. John O’Leary, como CEO da Daimler Trucks North America, é responsável pela região da América do Norte e as marcas Freightliner, Western Star e Thomas Built Buses. Hartmut Schick, CEO da Daimler Trucks Asia, é responsável pela região da Ásia e as marcas FUSO e BharatBenz. O Dr. Andreas Gorbach chefiará no futuro o Truck Technology Group. Stephan Unger será responsável no Conselho de Administração pela futura Daimler Truck Financial Services. Jochen Götz é responsável por Finanças e Controlling. Jürgen Hartwig é responsável por Recursos Humanos.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta