Corredor do BRT Ipanema e Terminal São Bento em Sorocaba (SP) começam a funcionar neste domingo (25)

Foto: Divulgação Prefeitura de Sorocaba

Algumas linhas foram criadas e outras passaram por alterações para adequação do atendimento

ALEXANDRE PELEGI/WILLIAN MOREIRA

A prefeitura de Sorocaba, interior de São Paulo, coloca em funcionamento a partir deste domingo, 25 de abril de 2021, a operação do Terminal São Bento (TSB) e do Corredor Ipanema, sendo o segundo dos três eixos do sistema de BRT em implantação no município.

A nova conexão entre a Zona Norte da cidade até o centro poderá ser feita com uma única tarifa mediante o embarque pelo Terminal São Bento, em uma das dez estações do corredor e também nos oito pontos de parada no corredor Binário (Avenidas Comendador Oeterer e Hermelino Matarazzo).

Para este trecho serão colocados em atendimento aos passageiros uma frota de 37 veículos, composta por sete articulados e 30 ônibus padron com ar-condicionado, tomadas USB, wi-fi, painéis com informações aos usuários e monitoramento por câmeras de segurança. Elevadores para pessoas com deficiência também estão disponíveis nos veículos.

Estamos aumentando a capilaridade e reorganizando o transporte, para ampliar a mobilidade do passageiro nos deslocamentos para outras regiões da cidade, com agilidade, previsibilidade, conforto e segurança. Toda operação será monitorada via GPS e câmeras controladas no Centro de Controle Operacional (CCO). Com isso, acompanharemos em tempo real todo fluxo”, destaca o diretor de Operações da Concessionária BRT Sorocaba, Manoel Ferreira, em nota divulgada para a imprensa.

Por conta destas novidades, a Concessionária informa a criação de algumas linhas e a modificação de outras atualmente em operação.

Confirma o que muda:

Novas linhas operadas no Corredor Ipanema

A linha 62 São Bento passa a ter a seguinte denominação: E160 São Bento. Deixa de atender a avenida Dr. Gualberto Moreira. Virá pela avenida Vinicius de Moraes até o Terminal São Bento, depois entrará no Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.

70 Novo Horizonte / Nova Sorocaba passa a ter a seguinte denominação: E170 Nova Sorocaba. Vai até a estação Nova Sorocaba e retorna para o bairro.

81 Carandá passa a ter a seguinte denominação: E180 Carandá. Sem alteração de itinerário, percorrerá o Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.

81/1 Altos do Ipanema passa a ter a seguinte denominação: E181 Altos do Ipanema. Sem mudança de itinerário, seguirá no Corredor Ipanema até o Terminal Santo Antônio.

Linha nova T150 TSA / TSB, ligará os Terminais São Bento e Terminal Santo Antônio.

Linhas do CONSOR com destino ao Terminal São Bento

A26 Bom Jesus, A59 Maria Eugênia, A62/1 São Bento 2, A69 Caguaçú, A76 São Guilherme, 307 Interbairros VII e a nova linha A62 Santa Maria (trajeto Jardim Santa Maria x Terminal São Bento. O Jardim Santa Maria deixa de ser atendido pela linha A69 Caguaçú e passa a ser atendida por esta linha).

As linhas citadas deixam de seguir para o Terminal Santo Antônio e passam a ter como destino o Terminal São Bento.

Linhas do CONSOR que terão como destino a estação de integração Eco Ipanema

A21 Lopes de Oliveira, linha nova A70 Botucatu/Novo Horizonte. Essas linhas deixarão de seguir para o Terminal Santo Antônio, e agora, terão como destino a estação de integração.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta